Passageiro imobiliza suspeito de furtar celulares em micro-ônibus na Zona Leste

Suspeito tentou escapar pela janela do veículo, mas foi imoblizado e levado à calçada até a chegada da PM (Foto: Rodrigo Almeida/Arquivo pessoal)

Peruano de 34 anos foi detido por passageiros de ônibus que tiveram telefones levados na tarde de quinta (31) na Zona Leste de SP. Como estrangeiro já tinha passagens por furto foi preso pela PM.

 

Vídeo e fotos mostram o momento em que um peruano suspeito de furtar celulares de passageiros de um micro-ônibus na Zona Leste de São Paulo é imobilizado por uma das vítimas e outras pessoas quando tentava fugir pela janela do veículo com os aparelhos . O flagrante foi feito na tarde de quinta-feira (31) por um dos usuários da lotação que faz a linha Metrô Itaquera – São Mateus (assista acima).

Apesar de negar o crime, Neptali Oscar Castillo Moreno, de 34 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM) e acabou indiciado na Polícia Civil pelo furto de três celulares. Nesta sexta-feira (1º), ele deverá passar por audiência de custódia na Justiça para saber se continuará detido ou será solto para responder em liberdade.

Os telefones foram devolvidos aos donos. Alguns deles caíram de sua roupa enquanto ele ficou pendurado de cabeça para baixo na janela da lotação. Um passageiro segurou a perna de Moreno para ele não escapar.

Segundo o técnico Rodrigo Almeida, que estava dentro do ônibus e fez as imagens postadas nas redes sociais, o suspeito havia quebrado um vidro da condução quando uma das vítimas gritou que havia sido furtado e pediu ao motorista para fechar as portas do veículo.

“Apesar de ele negar o crime, os celulares furtados estavam saindo da sua roupa e caindo no chão”, disse Almeida.

Peruano é detido por pessoas que o acusam de ter furtado celulares dentro de lotação na Zona Leste (Foto: Rodrigo Almeida/Arquivo pessoal)

O furto ocorreu por volta das 16h no momento em que o ônibus passava pela Avenida Afonso de Sampaio e Souza, na região do Parque do Carmo.

O técnico informou que apesar de ter sido imobilizado, o suspeito não foi agredido. “A população chamou a PM, que foi até lá, o algemou e o prendeu”, disse.

O caso foi registrado no 53º Distrito Policial (DP), Parque do Carmo. O delegado responsável pela ocorrência não arbitrou fiança porque o suspeito tem outras passagens criminais por furto. “Transformou o crime em meio de vida”, informa um trecho do boletim.

Com Moreno foram encontrados e apreendidos cerca de R$ 200. Além de negar o furto, o peruano alegou que o dinheiro havia sido enviado por sua família para ele. O homem contou em sua defesa que só havia quebrado a janela para escapar de alguns passageiros que o acusaram de furto e estavam querendo agredi-lo.

Por se tratar da prisão de um estrangeiro, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) tem de ser avisada. Moreno informou no boletim que sabe falar e ler e escrever em português.

Suspeito tentou escapar pela janela do veículo, mas foi imoblizado e levado à calçada até a chegada da PM (Foto: Rodrigo Almeida/Arquivo pessoal)