Água invade apartamentos em condomínio no Jd. Pedra Branca

Água da chuva invade condomínio no dia de natal. Créditos: divulgação

Há pelo menos dois anos moradores convivem com constantes alagamentos devido à falta de infra-estrutura na região

 

Água da chuva invade condomínio no dia de natal. Créditos: divulgação
Da redação
São Paulo

Entra ano sai ano e o problema persiste, pelo menos desde 2015 os moradores do Condomínio Residencial Morada dos Pássaros, convivem com o medo de alagamento dos apartamentos e áreas comuns.

O problema ocorre por falta de drenagem de um córrego que passa ao lado do condomínio, que é de responsabilidade do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano). A síndica Iracema Sena diz que já foi atrás da Sabesp, Prefeitura e da própria CDHU, mas um empurra o problema para o outro e nenhuma solução é apresentada.

No último dia 24/12 com a chuva que atingiu a região, os apartamentos do térreo ficaram alagados, assim como o estacionamento e o playground. O Givonaldo é um dos moradores que enfrentou o problema em sua unidade, ele conta que a água subiu pelo ralo do banheiro e por muito pouco não atingiu os outros cômodos.

A promotora de vendas Jane, moradora do térreo, relata que quando a água volta pelo esgoto invade o banheiro a cozinha e demais dependências do apartamento, ela contou à reportagem que em uma das vezes que enfrentou o problema, não conseguiam usar o vaso sanitário na própria residência.

Playground com areia contaminada devido aos constantes alagamentos. Créditos: Leste Online

Diversas são as reclamações, nossa equipe esteve no local e constatou a precariedade da infra-estrutura no entorno do condomínio. O córrego em questão está coberto pelo mato, e a água sem vida alguma, para piorar a situação, uma espuma química desce o curso do rio e causa ainda mais dores de cabeça aos moradores.

Ao todo 200 pessoas que moram no condomínio convivem com esta situação, mesmo quem mora em andares superiores tem problemas para sair de casa quando alaga tudo. A aposentada Lucilene contou que a água já chegou a bater no joelho. A areia do playground está contaminada, e os pais ficam preocupados com a saúde das crianças que brincam ali.

No entorno do conjunto residencial uma tampa de bueiro foi arrancada pela força da água e há dois anos não foi recolocada, os moradores improvisaram uma sinalização com pneus.

O condomínio fica localizado na Rua Garça Morena, 46.

Resposta

Em contato com a reportagem, a CDHU informa que na próxima semana será realizada uma vistoria no local.

Moradores sinalizaram bueiro sem tampa com pneus. Créditos: Leste Online

 

Espuma química desce pelo córrego que passa ao lado do condomínio. Créditos: Leste Online

 

Moradores se reúnem com conselheiro participativo de Itaquera Alex Paulo para expor os problemas do condomínio. Créditos: Leste Online

 

Água invade condomínio residencial em Itaquera. Montagem Leste Online