UBS Pro Morar é inaugurada em Sapopemba

UBS Promorar é inaugurada na Zona Leste. Foto: Secom

Unidade vai atender população de cerca de 20 mil pessoas dos bairros Sapopemba e Teotônio Vilela

 

UBS Promorar é inaugurada na Zona Leste. Foto: Secom

 

O prefeito João Doria inaugurou nesta terça-feira (3) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pro Morar em Sapopemba, Zona Leste da capital. Com investimentos próprios de mais de R$ 2,8 milhões, a construção da unidade, de 1.300 m², teve início em outubro de 2015.

A entrega do equipamento atende à reivindicação de mais de 20 anos da comunidade da região, que abrange cerca de 20 mil habitantes. Ao longo desse período, os usuários foram assistidos pelas UBS Teotônio Vilela, UBS Tietê I e UBS Paraguaçu.

PUBLICIDADE



 

O equipamento dispõe de oito consultórios médicos e um de saúde bucal, espaço para atividades educativas em grupo, sala de vacinação e equipamentos de inalação, além de sala de curativo, ouvidoria e área administrativa. Localizada na Rua Geovanni Nasco, 535, a UBS funcionará no modelo Estratégia Saúde da Família (ESF) com cinco equipes. Cada uma delas formada por clínico geral, enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde.

Ainda neste primeiro semestre os pacientes poderão contar com duas equipes de saúde bucal: a do tipo 1, formada por um cirurgião-dentista e um auxiliar; e a do tipo 2, com um cirurgião-dentista, um auxiliar e um técnico de saúde bucal. A unidade deve receber mais uma equipe tipo 1 no segundo semestre.

A UBS Pro Morar servirá como base para o trabalho de uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), – formada por um ginecologista, um psiquiatra, um fisioterapeuta e um nutricionista, além de um fonoaudiólogo, um terapeuta ocupacional e um assistente social – que também beneficiará os moradores da região.