Prefeitura inaugura creche na Cidade Líder

CEI Cidade Líder. Leon Rodrigues/SECOM

Unidade vai atender 160 alunos de até 3 anos. Secretário de Educação diz que “ainda há trabalho a ser feito”

 

CEI Cidade Líder. Leon Rodrigues/SECOM

 

O prefeito João Doria inaugurou, nesta sexta-feira (2), o Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade Líder, na Zona Leste. A unidade atende 160 alunos de até 3 anos. Em novembro de 2017, a região já havia sido beneficiada com o CEI Manoel Rodrigues Santiago, que atende 112 alunos em Itaim Paulista.

“É a primeira vez, em um período tão curto, menos de 14 meses, que temos 31 mil vagas em creches na cidade de São Paulo. É um momento histórico”, afirmou  João Doria.

PUBLICIDADE



 

Segundo o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, a inauguração deste segundo Centro de Educação Infantil na Zona Leste reafirma o foco da gestão em priorizar os locais que mais precisam. “Foi elaborada uma estratégia regionalizada, que tem como alvo áreas vulneráveis. Trata-se de uma iniciativa inédita. E ainda há trabalho a ser feito”, enfatizou.

O prédio recebeu investimento de R$ 4.786.305,12 e tem 920 m² de área construída em um total de 3.870 m². O CEI possui oito salas de aula, solarium e brinquedoteca, além de parque infantil equipado com brinquedos adaptados para crianças com deficiência, rampas de acessibilidade e elevador.

A unidade tem cozinha e refeitório, onde são servidas cinco refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) em uma jornada de dez horas de atendimento, das 7h às 17h. O corpo docente é formado por 19 professores e mais sete funcionários no quadro de apoio.

O CEI atende crianças nas faixas etárias de Berçário 1 (0 a 11 meses) e 2 (1 ano a 1 ano e 11 meses) e Minigrupos 1 (2 anos a 2 anos e 11 meses) e 2 (3 anos a 3 anos e 11 meses). A unidade, localizada na Travessa Jacinto Ferreira, 350, em Cidade Líder, é administrada pelo Instituto Ama São Paulo (AMSP), que recebe repasse mensal da Prefeitura de R$ 100.981,36.

 

CEI Cidade Líder. Leon Rodrigues/SECOM

 

Menor demanda

São Paulo chegou à menor demanda por creche da história: 44.094 pedidos. É o que aponta balanço relativo a dezembro, em comparação ao mesmo mês na última década (em 2007 a administração municipal passou a contabilizar, de maneira unificada, os pedidos por vagas, trimestralmente).

O resultado foi obtido com a criação recorde de 26.000 vagas para crianças de até três anos em Centros de Educação Infantil (CEIs) em 2017, primeiro ano de gestão do prefeito João Doria. Também foram retomadas 26 obras de unidades de Educação Infantil, quatro delas já inauguradas, incluindo o CEI Cidade Líder e o CEI Manoel Rodrigues Santiago, ambas na Zona Leste.