Mutirão de vacinação contra febre amarela acontece nesse sábado; veja onde se vacinar na Zona Leste

Leonardo Benassatto/Reuters

Vacinação será feita com a apresentação de senhas. 23 distritos participam do mutirão

Leonardo Benassatto/Reuters
G1
São Paulo

Um segundo mutirão de vacinação contra febre amarela, chamado de ‘Dia D’, acontece neste sábado em 23 distritos de São Paulo que integram a segunda fase da campanha de imunização. As unidades ficarão abertas entre as 8h e as 17h. A meta é vacinar 3,9 milhões de pessoas nessa etapa.

O atendimento será feito com a apresentação das senhas distribuídas para os cadastrados no Programa Saúda da Família. Aqueles que não tiverem o cadastro ou não receberem a senha devem ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima para retirá-la.

PUBLICIDADE



Para se vacinar as pessoas precisam de documento de identidade e carteiras do SUS e de vacinação.

A campanha será feita com a dose fracionada da vacina. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina fracionada tem eficácia de oito anos, e quem já tomou uma dose não precisará se vacinar novamente.

Também serão disponibilizadas doses convencionais para crianças com idade entre nove meses e dois anos, pessoas que viajarão para países que exigem imunização, grávidas que moram em área de risco, transplantados e portadores de doenças crônicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dose padrão tem validade para a vida toda.

A segunda fase começou em 25 de janeiro com foco em 20 distritos das zonas Sul, Sudeste e Leste. Com a confirmação de um caso de febre amarela em Santo Amaro na última semana, outros três distritos da zona Sul foram incluídos na campanha: Campo Grande, Campo Belo e Santo Amaro. Até 15 de fevereiro, foram aplicadas 1.469.425 vacinas, sendo 1,42 milhão de doses fracionadas e 45,9 mil de doses padrão. Desde o início da campanha três milhões de pessoas foram vacinadas, cerca de 33% da meta inicial de 9,2 milhões.

VEJA ONDE SE VACINAR NA ZONA LESTE