Obra da Sabesp abre buracos em casas no Itaim Paulista

Uma obra de esgoto da Sabesp no Itaim Paulista (zona leste) causou rachaduras nas paredes e abriu até buracos no chão das casas próximas ao local.

Na última quarta-feira à noite, a dona de casa Josefa Aparecida Gonçalves, 65 anos, ouviu um estralo vindo da garagem de sua casa, no andar de baixo.

Quando desceu para ver, havia um buraco no chão que se abriu por causa de um coletor tronco que foi colocado em frente à sua casa, na rua Cachoeira Mangaval, pela empresa de saneamento básico.

A obra faz parte da implantação de um interceptor que vai levar o esgoto da região para ser tratado em São Miguel Paulista (zona leste).

Desde que o trabalho começou nesse ponto, em janeiro, rachaduras também apareceram no muro que separa a casa de Josefa e de sua inquilina, a costureira Luzinete Baraúna Vieira, 60 anos.

O chão também se racha um pouco mais a cada dia. Até as telhas de ambas as casas estão se afastando umas das outras.

“Eu estou em alerta o tempo todo. Vai que acontece igual ao prédio que desabou no [largo do] Paissandu”, disse Luzinete, mostrando o local aterrado de um buraco que também se formou em sua garagem.

Resposta

Em nota, a Sabesp disse que já está providenciando os reparos nos imóveis 44 e 44A da rua Cachoeira Mangaval.

“As casas não sofreram qualquer tipo de dano, somente as garagens. Os pisos serão recuperados até o final da próxima semana e o muro será provisoriamente substituído por tapumes.

As obras fazem parte da implantação do Interceptor Tietê 15 (ITi-15), que tem por objetivo contribuir para a despoluição de córregos que deságuam no rio Tietê.

Após o encerramento da obra neste endereço, previsto para 60 dias, o muro vai ser refeito e as telhas serão repostas.

Segundo a empresa, não houve feridos e não há risco para os imóveis vizinhos.

Eles alegam que as moradoras estão sendo assistidas e estão cientes dos prazos para os reparos.


* Com informações do Agora SP