Vacinação contra febre amarela começa em todas as UBSs da capital

Leonardo Benassatto/Reuters

Campanha de vacinação do governo do estado terminou mas, a prefeitura disponibiliza a partir de hoje em todas as UBSs da capital paulista

 

Leonardo Benassatto/Reuters

 

Abril – São Paulo – Se por um lado a Secretaria de Estado da Saúde encerrou a campanha de imunização contra a febre amarela, a prefeitura de São Paulo disponibilizará, a partir desta segunda-feira (19 de março), a vacina contra a doença em todas as unidades de saúde da cidade. A campanha municipal, que já abrangia 54 distritos, será ampliada para as 466 salas de vacinação dos 96 distritos e segue até 30 de maio.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de setembro de 2017 até a última quinta-feira (15), 5 837 122 pessoas receberam sua dose contra a febre amarela. Isso representa uma cobertura de quase 49,9% da população paulistana.

PUBLICIDADE



 

A ideia com essa ampliação é elevar a taxa de adesão para sepultar o risco de a enfermidade se espalhar pelo centro urbano. Até então, a prefeitura estava se focando em focos mais suscetíveis a surtos, como partes das regiões Sul e Norte. Com esse bloqueio sendo feito, a proposta agora é expandir a vacinação a outros locais e, assim, não dar chance para que a febre amarela entre na capital paulista e passe a ser transmitida pelo Aedes aegypti.

O secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, destaca que não há motivo para formação de filas nos postos. “A dose estará disponível para todos e por um período razoável de tempo. Já conseguimos uma boa cobertura em regiões como a Norte e Sul e esperamos ampliar a imunização nas outras áreas com a expansão da campanha”. Desde 25 de janeiro, foram aplicadas 2 413 071 vacinas fracionadas, segundo o Ministério da Saúde.