Estado de atenção começou às 16:07, chove forte em vários bairros da região leste da capital

Estado de atenção para alagamentos na Zona Leste. Reprodução/CGE

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo, colocou toda a Zona Leste em estado de atenção para alagamentos desde às 16:07 deste domingo.

Áreas de instabilidade formadas pelo calor, alta disponibilidade de umidade e a entrada da brisa marítima, começam a causar chuva forte no extremo da Zona Leste. Imagens do radar meteorológico mostram que os bairros onde a precipitação é mais intensa são o Itaim paulista, Vila Curuçá, Lajeado, Guaianases, Cidade Tiradentes, José Bonifácio e Iguatemi. De acordo com os meteorologistas do CGE, as próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas atuando em outras regiões da Cidade.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

– Evite transitar em ruas alagadas;

– Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

– Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

– Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

– Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Próximos dias

Próxima semana será de muito calor com temporais típicos de verão concentrados entre a tarde e o início da noite.

A segunda-feira (22) seguirá a tendência dos últimos dias. Madrugada com termômetros em torno dos 20ºC e amanhecer com sol entre muitas nuvens. As instabilidades localizadas se formam a partir da tarde e se prolongam para o início da noite, com forte intensidade e potencial para a formação de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos. Temperatura máxima prevista de 31ºC e taxas de umidade entre 45% e 90%.

Na terça-feira (23) o tempo se mantém com as mesmas características de verão, ou seja, sol entre nuvens e chuvas fortes concentradas a partir da tarde, sem uma região específica para o início das precipitações. A temperatura máxima alcança os 32ºC, enquanto a umidade do ar segue elevada e acima dos 42%.