Internos se rebelam em unidade da Fundação Casa na zona leste

Fundação Casa Guaianases
26 internos fugiram em abril deste ano e um mês despois 12 adolescentes foram resgatados na mesma unidade. Créditos: Reprodução

Incidente acontece na unidade de Guaianases

Fundação Casa Guaianases
26 internos fugiram em abril deste ano e um mês despois 12 adolescentes foram resgatados na mesma unidade. Créditos: Reprodução

Uma rebelião marcou a tarde deste domingo (27) na Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de Guaianases, na zona leste da cidade de São Paulo.

Um áudio vazado, atribuído a um funcionário da unidade, revela uma fuga e a destruição do espaço. “Os moleques estão quebrando todo o prédio. Conseguimos impedir que três pulassem [a muralha] , mas um conseguiu. Estão quebrando o prédio todo.”

Na mesma mensagem o funcionário conta qual a estratégia para conter os jovens. “A gente fez um cordão de isolamento na perimetral. O problema é que eles estão destruindo o prédio.”

R7 entrou em contato com a unidade e um funcionário se limitou apenas a confirmar a rebelião, mas não deu mais detalhes.

A assessoria de imprensa da Fundação Casa informa que houve um princípio de tumulto no fim da tarde deste domingo (27), por volta das 18h, mas ele foi contido pelos próprios funcionários da unidade.

A Fundação acrescenta ainda que a corregedoria da instituição já está no local e abrirá uma sindicância para investigar o motivo do inídio do motim.

A Fundação Casa nega que tenha havido uma fuga. Segundo a assessoria de imprensa, o jovem que teria tentado escapar foi capturado ainda dentro do prédio da unidade.

Outros problemas este ano

No dia 11 de abril, 26 internos fugiram da unidade. Eles prenderam os agentes em uma sala e saíram. No dia 13 de maio deste ano um grupo de cinco homens armados invadiram o local e resgataram 12 adolescentes.

Fonte: R7