Hospital Tide Setúbal recebe atividades culturais e de humanização

Tide - Leste Online
Hospital Tide Setúbal recebe atividades culturais e de humanização — Imagem: André François/ImageMagica

Projeto Ubuntu, da ONG ImageMagica, explora o olhar empático sobre o dia a dia entre profissionais de saúde, pacientes e demais colaboradores da instituição

Leste Online


SÃO PAULO —Com o objetivo de sensibilizar o olhar sobre a importância do cuidar e da conexão entre as pessoas no ambiente hospitalar, acontece o projeto Ubuntu no Hospital Municipal Tide Setúbal, em São Paulo, entre os dias 5 e 27 de julho. A iniciativa é apresentada pelo Ministério do Turismo e ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Pfizer.

A ação faz parte de uma contrapartida social do projeto, que terá a publicação de um livro e diversas exposições pelo país no segundo semestre. A obra conta com imagens e histórias inspiradoras que trazem a reflexão sobre a conexão humana em diferentes culturas ao redor do mundo. Tudo isso relacionando com a filosofia africana Ubuntu – Eu Sou Porque Nós Somos.

Na oficina no hospital, o projeto visa estimular o olhar dos profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes e demais colaboradores da instituição, fazendo-os refletir sobre o espaço que frequentam e a relação de acolhimento entre si e seus pacientes. Para isso, os participantes terão acesso a diversas fotografias que serão publicadas no livro, fundamentais para trazer um olhar mais humanizado e inspirador para as atividades do projeto – como as saídas fotográficas, que permitem aos participantes refletirem sobre suas missões na instituição e produzirem fotografias sobre elas.

Exposição: Intercâmbio De Olhares

Toda essa produção fotográfica é transformada em uma linda exposição nos corredores do hospital, trazendo mais cor e afeto ao ambiente. É também uma oportunidade de troca com as pessoas que participaram da oficina.

Protocolo de prevenção da Covid-19

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Serviço

Local 1: Hospital Municipal Tide Setúbal
Data: 05 a 27/07 – Terças e quartas, das 10 às 16hrs
Endereço: R. Dr. José Guilherme Eiras, 123 – São Miguel, São Paulo – SP, 08010-220

Sobre a ImageMagica

A ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. Saiba mais em: https://imm.ong/