Cidade de SP volta a registrar mortes de macacos por febre amarela

Vacina da febre amarela (Foto: Reprodução/EPTV)

Óbitos de dois saguis e um bugio demonstram que vírus da doença ainda está em circulação no município, diz Prefeitura. Campanha de vacinação se encerra em 30 de junho

 

Vacina da febre amarela (Foto: Reprodução/EPTV)

 

G1

SÃO PAULO – A cidade de São Paulo voltou a registrar mortes de macacos por conta da febre amarela. A informação foi confirmada pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira (15). De acordo com a gestão municipal os óbitos de dois saguis e um bugio ocorreram em maio.

Os macacos foram localizados em São Domingos, Cangaíba e Parelheiros. Com isso, a capital paulista soma 159 epizootia (óbitos de primatas não-humanos) causados pela doença desde outubro de 2017.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as novas confirmações são um alerta de que o vírus continua em circulação no município, apesar da queda no número de casos positivos da doença nos últimos meses.

Além das epizootia, a capital paulista soma 14 casos autóctones em humanos (contraídos na cidade de origem), dos quais sete evoluíram para óbito. Outros 106 casos importados foram registrados na capital em 2018.

Vacinação

A campanha de imunização contra a febre amarela começou no município em outubro do ano passado e imunizou 6,6 milhões de moradores até a última quarta-feira (13), o que representa cobertura de 56,8%, percentual bem abaixo da meta de 95%.

A vacina está disponível em todos os postos da capital até 30 de junho e, para receber a dose, é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS.