Estação da CPTM será demolida e reconstruída

Estação Ipiranga - Leste Online
Estação Ipiranga da CPTM — Imagem: Reprodução/Youtube/iTechdrones

Previsão é que obra na Zona Sul da Capital seja entregue em 2027

Gazeta de SP


SÃO PAULO — Construída originalmente em 1886 e com uma reforma em 1959, parte da estação Ipiranga da CPTM será demolida para dar lugar a uma nova estação que permitirá a integração entre a Linha 10-Turquesa e o monotrilho da Linha 15-Prata.

A previsão é que a obra na Zona Sul da Capital seja entregue em 2027.

Nova parada

De acordo com informações do portal ViaTrolebus, as minutas do edital de concessão das Linhas 10 e 14 motivaram a construção de uma nova parada.

A futura estação terá plataforma central elevada e conexão direta com a estação Ipiranga da Linha 15-Prata. A obra será realizada próxima à estrutura atual, que será demolida.

Ainda de acordo com o portal, a estação contará com novos acessos e uma passarela sobre a via férrea, garantindo espaço para os trilhos dos trens de carga e, futuramente, para o Trem Intercidades – Eixo Sul.

O projeto inclui 10,7 mil m² de área construída, com seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e paraciclos para bicicletas.

A reportagem questionou o Governo de São Paulo sobre mais detalhes do projeto, e atualizará este texto assim que receber a resposta.