Mães: As verdadeiras arquitetas do nosso mundo, a força e o poder são delas

Dia das Mães - Leste Online
Dia das Mães — Imagem: Pixabay

Neste Dia das Mães, vamos além dos presentes e flores. Vamos oferecer nosso tempo, nosso reconhecimento e nosso apoio. Vamos abraçar todas as mães — casadas, solteiras, avós, tias, e aquelas que assumiram o papel maternal por escolha ou circunstância

Elias Tavares, cientista político


SÃO PAULO — À medida que o segundo domingo de maio se aproxima, as vitrines se adornam com corações e as propagandas nos lembram de homenagear aquelas cujo amor moldou nossas vidas. O Dia das Mães é mais do que uma data comemorativa; é uma ocasião para reconhecer e valorizar o papel fundamental das mães em nossos lares e sociedades.

Num mundo onde a igualdade de gênero tem sido um tópico central, não podemos ignorar a realidade da dupla jornada que muitas mães enfrentam. Trabalhando fora e dentro de casa, essas mulheres desempenham múltiplos papéis — são provedoras, cuidadoras, educadoras e pilares emocionais de suas famílias. A rotina é uma maratona que inicia antes do amanhecer e muitas vezes só termina à noite, quando a última luz se apaga e o último beijo de boa noite é dado.



A importância das mães nos lares é inegável. São elas que frequentemente gerenciam a dinâmica e as necessidades de todos os membros da família, promovendo um ambiente onde cada um pode florescer. Mas, além de gerenciar a casa e cuidar da família, muitas mães ainda encontram forças para participar ativamente de suas comunidades, influenciando positivamente as gerações futuras.

Um destaque especial deve ser dado às mães solteiras, verdadeiras heroínas que enfrentam os desafios da maternidade sem um parceiro ao lado. Em meio a adversidades, elas mostram uma resiliência extraordinária, equilibrando as responsabilidades de serem as únicas provedoras financeiras e emocionais de seus lares. A sociedade deve não apenas aplaudi-las, mas também oferecer suporte através de políticas públicas que reconheçam e aliviem os encargos que carregam sozinhas.

Neste Dia das Mães, vamos além dos presentes e flores. Vamos oferecer nosso tempo, nosso reconhecimento e nosso apoio. Vamos abraçar todas as mães — casadas, solteiras, avós, tias, e aquelas que assumiram o papel maternal por escolha ou circunstância. Cada uma delas contribui de maneira significativa para tecer o tecido da nossa sociedade.

Ao celebrarmos esta data, que possamos refletir sobre as diversas faces da maternidade e reconhecer que cada sorriso, cada conselho, cada noite acordada tem um valor imenso. Porque, no fim das contas, a força de uma mãe ajuda a moldar o futuro do mundo.

Feliz dia das mães.