900 mil clientes estão sem luz em SP pelo 3º dia; Enel não dá previsão

Queda de árvore - Leste Online
Queda de árvore na Avenida Lauro Gomes, em Santo André, na Grande São Paulo — Imagem: Abraão Cruz/Reprodução)

Número de pessoas afetadas pode ser bem maior. O número de 900 mil corresponde a pontos de instalação, mas em cada casa podem morar várias pessoas

UOL


SÃO PAULO — Cerca de 900 mil clientes continuam sem luz na capital e na Grande São Paulo desde que uma chuva forte com ventos recordes atingiu a região. A Enel culpa o que chamou de “evento climático extremo”.

O que aconteceu

Moradores estão há quase 40 horas sem luz. Uma chuva repentina na sexta (11) causou o desligamento de várias linhas de alta tensão e subestações de energia, afetando, principalmente, as zonas oeste e sul da capital e a região metropolitana.

Número de pessoas afetadas pode ser bem maior. O número de 900 mil corresponde a pontos de instalação, mas em cada casa podem morar várias pessoas.

Enel não dá prazo para o religamento total da energia. Nos canais de atendimento, moradores recebem “previsão retroativa” sobre a volta da luz ou prazos muito longos, como segunda-feira (14). Ontem, o presidente da Enel, Guilherme Lencastre, afirmou que não quer “colocar uma expectativa que seja frustrada”.

Concessionária também não detalhou os bairros da capital mais afetados no momento. Nas redes, moradores reclamam de falta de energia em vários locais como Jabaquara, Vila das Mercês, Ipiranga, Jardim São Luiz, Socorro, Santo Amaro, Bela Vista e Vila Mariana, além das cidades de Santana de Parnaíba, Carapicuíba e São Bernardo.

Na capital, são 552 mil clientes impactados, diz a Enel. Os outros municípios mais afetados são São Bernardo do Campo, com 60,4 mil unidades sem luz; Cotia com 59 mil e Taboão da Serra com 55,5 mil.

Região metropolitana também sofre com desabastecimento de água. A falta de energia afetou a distribuição em São Paulo, São Bernardo do Campo, São Caetano, Santo André e Cotia. A Sabesp orienta aos moradores o uso consciente da água armazenada nas caixas residenciais, uma vez que o sistema de abastecimento é integrado.

Em nota, a Enel diz que “trabalha dia e noite” para restabelecer o serviço e que trouxe equipes do Ceará e do Rio de Janeiro para aumentar o contingente de funcionários. “Em alguns casos, o trabalho para restabelecer a energia é mais complexo, pois envolve a reconstrução de trechos inteiros da rede.”