Área de instabilidade pode provocar recorde de frio em SP e geada no sul do estado

Frio em SP - Leste Online
Temperaturas devem despencar em SP neste fim de semana - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo a Climatempo, menor temperatura de 2020 poderá ser medida nas madrugadas no sábado (22) e domingo (23)

G1
18/08/2020


Frio em SP - Leste Online
Temperaturas devem despencar em SP neste fim de semana – Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

SÃO PAULO — Áreas de instabilidade prometem reduzir as temperaturas nesta semana em São Paulo, segundo o Climatempo. Nesta terça-feira (18), várias regiões do estado de São Paulo estarão sujeitas a chuva, incluindo a Grande São Paulo.

Não há risco de nevar em São Paulo, segundo os meteorologistas da Climatempo. Mas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a presença de intensa massa de ar frio pode causar geada ao amanhecer da sexta-feira (21) no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. No sábado (22), as geadas poderão ocorrer de forma mais generalizada no oeste do estados da Região Sul e também no sul do Mato do Grosso do Sul e Sudoeste de São Paulo.

Segundo a Climatempo, o tempo vai ficar mais instável e com maior chance de chuva a partir de quinta-feira (20) em São Paulo por conta da chegada de uma forte e grande frente fria. A instabilidade também traz muito frio.

“Entre a quinta-feira e a sexta-feira poderá chover em todo o estado, com chance de chuva moderada a forte no Oeste, Sul, e Leste do estado, incluindo a Grande São Paulo e o litoral”, disse a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.

Ainda de acordo com a meteorologista, “esta frente fria traz a massa de ar frio de origem polar mais forte do ano e este ar gelado chega a São Paulo na quinta-feira (20).”

Recordes de baixas temperaturas

 

Até nesta segunda-feira (17), de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura na cidade de São Paulo foi de 9,6°C, registrada no dia 29 de maio deste ano. A menor temperatura máxima foi de 15,9°C, no dia 15 de julho.

“A previsão da Climatempo indica que os dois recordes de frio poderão ser batidos durante a passagem da forte onda de frio neste fim desta semana. O recorde de menor temperatura de 2020 poderá ser batido nas madrugadas dos dias 22 e 23 de agosto, no próximo fim de semana”, disse Josélia Pegorim.

Ainda de acordo com a meteorologista, “o recorde de menor temperatura máxima e de tarde mais fria do ano poderá ser observado na sexta-feira. Se não ocorrer, há uma nova chance no sábado. A temperatura sobe na tarde do domingo.”

Durante a passagem da onda de frio, poderão ser registrados 3°C a 5°C no Oeste e Sul do estado entre sexta-feira e domingo. “Estas devem ser as menores temperaturas inicialmente previstas. É possível que haja correções no decorrer da semana, conforme o ar frio intenso vai entrando no estado. No Litoral as menores até o domingo devem ser 7°C a 10°C. As maiores temperatura no estado no Norte e Nordeste do estado podem chegar a 36°C na tarde de quarta-feira (19)”, disse Josélia.