Polícia desmantela quadrilha que falsificava moedas na Mooca

Imitação era um pouco mais leve que moeda verdadeira. Créditos: Hélio Torchi/SigmaPress/Estadão Conteúdo

Investigação começou após o dinheiro falso circular no comércio de Guarulhos

Imitação era um pouco mais leve que moeda verdadeira. Créditos: Hélio Torchi/SigmaPress/Estadão Conteúdo

Uma quadrilha que fabricava moedas falsas foi desmantelada pela Polícia Civil por volta das 18h desta sexta (17), na rua da Mooca, na zona leste de São Paulo.

Sete criminosos, sendo cinco homens e duas mulheres, foram presos em flagrante após uma investigação que identificou que os bandidos utilizavam várias máquinas para fabricar as moedas, de valor de 50 centavos. O grupo disse aos policiais que fabricava cerca de 10 kg de moedas por dia.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Fernando Santiago, do 4º Distrito Policial de Guarulhos, foi pesado após a operação o total de 16 kg de moedas falsas. Ele informou que não foi possível ainda contar em reais quanto de moedas falsas foram apreendidas.

No local havia uma espécie de caldeira para derreter alumínio, moldes e outros equipamentos. O delegado informou que os criminosos davam “um banho” de química no final para que a coloração fosse mais parecida com as verdadeiras. A imitação saía quase idêntica a uma moeda de 50 centavos verdadeira, porém um pouco mais leve.

As investigações começaram há dois meses, após o dinheiro falso circular no comércio de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, e devem continuar, já que a polícia quer saber o destino dos valores e quantas moedas a quadrilha conseguia fabricar por dia no local.

A pena por falsificação de moeda ou nota é de 3 a 12 anos de prisão e os suspeitos ainda podem ser condenados a mais 3 anos de reclusão por associação criminosa.

Fonte: R7