No ano em que rodízio completa 20 anos, equipamento na Av. Salim Farah Maluf é o que mais autua, seguido de radares localizados na Marginal Tietê
Um radar na Avenida Salim Farah Maluf, na Zona Leste de São Paulo, é o que mais multa por descumprimento das regras do rodízio na capital paulista. Foram 22.316 infrações captadas nas três faixas da via, no sentido Marginal Tietê, já perto da Radial Leste (veja o ranking abaixo).
No local, uma árvore dificulta que o equipamento seja visto por motoristas.
A multa para quem é flagrado trafegando das 7h às 10h e das 17h às 20h em dias de rodízio, de acordo com o número final da placa, é de R$ 130,16.
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O sistema do rodízio completa 20 anos em 2017 como estratégia permanente de combate ao trânsito. Começou a ser implantado de forma experimental em 1996, mas tornou-se uma ação definitiva no ano seguinte. É época, a capital tinha 4,9 milhões em 1997 para 8,5 milhões em 2017, um aumento de 74%.
A restrição de acordo com o final da placa do carro é para toda a área do centro expandido, entre as marginais Tietê e Pinheiros, as avenidas Salim Farah Maluf, Afonso D’Escragnolle Taunay, Bandeirantes, Juntas provisórias, Presidente Tancredo Neves, Luís Inácio de Anhaia Melo e o Complexo Viário Maria Maluf. Alguns motoristas ficam esperando em vias próximas para poder acessar a região já fora do horário do rodízio.
Os radares não perdoam mesmo. Até julho deste ano, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aplicou mais de um 1,6 milhão de multas por desrespeito ao rodízio, a maioria de fiscalização eletrônica. É a segunda infração mais comum, só perde pra excesso de velocidade.
O superintendente de engenharia de tráfego da CET, Jair de Souza Dias, lembra que o rodizio teve início com o aspecto ambiental, mas que acabou sendo implantado de forma definitiva para combater o trânsito. O rodízio retira de circulação todos os dias 20% da frota da capital. Vinte anos depois, porém, os efeitos são menores atualmente.
“A gente não teve um crescimento de via nos últimos anos, foi muito pouco. Algumas pontes, um viaduto ou outro, não teve um crescimento similar ao que teve a frota na cidade né?”, afirma.
O consultor de mobilidade Sérgio Ejzenberg só vê uma saída para esse impasse. “Foi uma solução de desespero, mas se agora tirar fica pior ainda. Então deixa assim, deixa do jeito que está e não amplia o número de dias da semana porque, se não, as pessoas vão comprar um segundo carro. Não tem como aumentar, não tem como diminuir. O que precisa é haver transporte adequado”, relata.
E isso é consenso até entre os motoristas de automóveis. O industrial Lourenço Cassandre afirma que, se o transporte público fosse bom, todo mundo utilizaria.
Veja abaixo o ranking dos radares que mais multam por descumprimento das regras do rodízio
1º – Av. Salim Farah Maluf (Vila Prudente/Marginal Tiete), altura do nº 2211
Número de multas: 22.316
2º – Marginal Tietê, pista expressa, sentido Ayrton Senna, perto da Ponte Freguesia Do Ó
Número de multas: 20.027
3º – Marginal Tietê, pista expressa, sentido Castello Branco, perto da Ponte Presidente Jânio Quadros
Número de multas: 18.520
4º – Marginal Tietê, pista expressa, sentido Ayrton Senna, perto da Ponte da Vila Guilherme
Número de multas: 15.061
5º – Av. Morvan Dias De Figueiredo, sentido Castello Branco, perto da Rua Amazonas Da Silva
Número de multas: 14.891
Fonte: G1