Queda de balão em rede elétrica afetou fornecimento de energia de 400 mil imóveis da ZL

Balão - Leste Online
Balão cai na Zona Leste, iça moto até poste, tomba carro e deixa sete bairros sem energia elétrica — Imagem: Reprodução/Redes sociais

Enel diz que energia foi restabelecida rapidamente para 95% dos clientes. Às 13h30, 14 mil estavam sem luz. Balão arrastou carro e ergueu moto, que ficou presa em fios de uma rua em Itaquera

g1


SÃO PAULO — Cerca de 400 mil imóveis tiveram o fornecimento de energia afetado nesta segunda-feira (22) após um balão cair na Zona Leste de São Paulo e atingir a rede elétrica.

A Enel afirma que o fornecimento foi rapidamente restabelecido para 95% dos clientes, “sendo 40% de imediato e 55% em até 17 minutos após a ocorrência.”

Até as 13h30, 14 mil ainda estavam sem energia. Mais de 20 mil chegaram a passar manhã toda no escuro.

Por volta das 18h30, havia 700 clientes ainda impactados, de acordo com Shigueo Yonashiro Neto, gerente do Centro de Operação da Enel. Em nota, por volta das 20h, a companhia informou ter normalizado a energia para 100% dos clientes prejudicados.

Os bairros afetados: Itaquera, São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, Vila Carmosina, Vila Progresso e Vila Ré.

Antes de cair sobre imóveis e uma creche no Aricanduva, o balão passou por Itaquera, arrastou e tombou um carro na Rua Jaguaruna, e ergueu uma moto, içada até a fiação elétrica aérea de um poste na Avenida Pires do Rio.

A Polícia Civil deverá investigar o caso para identificar os responsáveis pelo balão. Soltar balões é crime ambiental.