Timão começa mal, mas faz o suficiente para ganhar, vê rival bater Guarani e enfrenta Bragantino nas quartas de final; Oeste termina na lanterna e está rebaixado à Série A-2
GE
26/07/2020
SÃO PAULO — De quase eliminado a classificado: o Corinthians venceu o Oeste por 2 a 0 na tarde deste domingo, na Arena Barueri, contou com ajuda do São Paulo – que venceu o Guarani por 3 a 1 – e avançou à próxima fase do Campeonato Paulista. Com um gol de Danilo Avelar, no fim do primeiro tempo, e outro de Éderson, no fim do segundo, o Timão se credenciou a enfrentar o Bragantino nas quartas de final. O Oeste, por sua vez, termina na lanterna do Paulistão e está rebaixado à Série A-2 em 2021.
Com a vitória, o Timão precisava também de um tropeço do Guarani contra o São Paulo – o que acabou acontecendo. A equipe de Tiago Nunes foi aos 17 pontos e ficou em segundo lugar no Grupo D, enquanto o Guarani ficou com 26. Já o Oeste, com apenas 10 pontos, termina em último no Grupo A e também na classificação geral.
Primeiro tempo
Foram 45 minutos sofríveis, principalmente para o Corinthians, que teve a posse de bola (72% no total), mas girou muito de um lado a outro sem efetivamente criar chances e levar perigo ao Oeste. Nos contra-ataques, a equipe de Barueri, desesperada para fugir do rebaixamento, conseguiu finalizações que exigiram trabalho de Cássio – principalmente num chute de Mazinho que desviou em Danilo Avelar, logo no início. O Timão, mesmo beneficiado com o empate entre Guarani e São Paulo, pareceu desinteressado no jogo e não finalizou UMA vez sequer até os 47 minutos. Foi quando Luan cobrou falta na cabeça de Danilo Avelar, que se antecipou à marcação e abriu o placar. Futebol…
Segundo tempo
O Corinthians melhorou seu desempenho e conseguiu o mais importante: não correr os riscos que correu no início da partida. Com Éderson no lugar de Camacho, o Timão manteve a cadência no meio de campo e perdeu a pressa – principalmente depois que o São Paulo abriu vantagem sobre o Guarani. Entregue e conformado com o rebaixamento (só se salvaria com uma virada), o Oeste também não incomodou. Ainda mais depois da expulsão de Marlon, aos 35 minutos. Ao Corinthians, bastou fazer o tempo passar e confirmar a classificação, carimbada com um belo gol de Éderson nos minutos finais.
O Corinthians agora enfrenta o Bragantino como visitante, neste meio de semana, em jogo único das quartas de final – data e horário ainda serão definidos. O Oeste, rebaixado, só volta a jogar pela Série B do Campeonato Brasileiro, no início de agosto.