Notícia tem repercutido nas redes sociais e alarmado a população em São Paulo. Secretaria Municipal da Saúde e Sesc dizem que conteúdo da mensagem é falso; houve casos apenas na Zona Norte
Uma mensagem distribuída por WhatsApp e redes sociais afirma que três macacos foram encontrados mortos no Sesc Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, com febre amarela. O texto diz ainda que a unidade será fechada e que moradores devem evitar esta região e a do Parque do Carmo. “A Vigilância Sanitária não divulgou para evitar um alarde geral na população”, informa a mensagem. Não é verdade.
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo diz que o texto não passa de um boato. A assessoria do Sesc Itaquera afirma, em nota, que “está funcionando normalmente”, não fechou no fim de semana e esclarece que a região da unidade “está fora do risco de transmissão da febre amarela”. Reafirma também que “não ocorreram os casos de morte relatados”.
Desde a quinta-feira (26), 15 parques foram fechados em medida preventiva contra a febre amarela, todos na Zona Norte de SP. Nem o Sesc Itaquera nem o Parque do Carmo, que ficam na Zona Leste da cidade, estão na lista. A medida foi tomada porque as áreas relacionadas podem ter a presença do mosquito transmissor do vírus da febre amarela, segundo a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
Coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal Saúde de São Paulo), Maria Lígia Nerger esclarece que a febre amarela a ser combatida é a silvestre, com registro de 12 casos neste ano na cidade de São Paulo e nenhum óbito. Por isso, as pessoas que precisam se vacinar são moradores e trabalhadores da Zona Norte, assim como frequentadores de parques na região, que vão até o Horto, Cantareira ou Parque Anhanguera. Ela também lembra que a febre amarela urbana não acontece no Brasil desde 1942.
A mensagem viral
“Leia a mensagem: Informações vinda da administração do Sesc Itaquera, relata que foram encontrados três macacos mortos nas dependências do parque, a vigilância sanitária não divulgou para evitar um alarde geral na população, porém é provável que tenham sido vitimados pela febre amarela, a direção do Sesc estuda a possibilidade de fechar o parque de forma definitiva já neste final de semana dia 27/10. A orientação é para evitar as visitas as áreas adjacentes ao parque do Carmo e Sesc Itaquera, os macacos mortos foram enviadas ao instituto Adolfo Lutz aonde irá passar por exames para confirmar ou não a contaminação. Também orientamos a todos que evitem deixar água parada, já que a água parada aumenta a proliferação do mosquito Aedes aegypti que é também transmissor da febre amarela. Os postos de saúde da região de Itaquera já reforçaram os estoques, qualquer morador desta região pode tomar a vacina contra a febre amarela. Repassem por favor, a febre amarela pode matar.”