SESC Itaquera dará curso grátis de fotografia digital

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Foco Vivo é um curso gratuito continuado de fotografia, que durará entre os meses de Março e Junho de 2018, dividido em três módulos: Fotografia Digital (Março e Abril, com André de Oliveira), Tratamento de Imagens (Maio, com Emerson de Souza) e Elaboração de Projetos e Portfólio em Fotografia (Junho, com Amanda Areias).

As aulas serão realizadas aos sábados, a partir de 10/03, das 14hs às 17hs. Turma única com 25 vagas. A partir de 14 anos. Requisito: câmera digital ou celular.

Inscrições: de 01/02 a 07/03/2018.

Por e-mail. Enviar e-mail para [email protected] (escrever “Inscrição Foco VIvo” no título do e-mail, e, no corpo da mensagem, colocar os seguintes dados: Nome, data de nascimento, RG, CPF, telefone, e-mail e endereço completo).

Pelos telefones 2523-9309/9326 ou pessoalmente na Central de Atendimento do Sesc Itaquera, de quarta a domingo das 9h às 17h.

Docentes:

André de Oliveira. Técnico e Bacharel em Fotografia formado pelo Senac. Trabalhou como fotojornalista pela agência Fotoarena entre 2011 e 2013. Teve uma fotografia apresentada em meio à instalação do Movimento Passe Livre na X Bienal de Arquitetura (Centro Cultural São Paulo, 2013). Seu projeto, “Invisível”, foi selecionado e publicado no II Concurso Lamparina Pública, promovido pela editora Lamparina Luminosa em 2016. Seu projeto “Rimas Visuais” foi apresentado em meio à exposição “Narrativas Latentes”, no Valongo Festival Internacional da Imagem de 2016. Foi aluno do curso Linguagem e História da Fotografia ministrado por Carlos Moreira em 2017.

Emerson de Souza. É designer gráfico com formação pelo SENAC e ministra um curso de fotografia no SESC Belenzinho com a proposta de construir um estúdio fotográfico portátil e seus acessórios, como o tripé da câmera e suas luminárias, utilizando materiais simples e reutilizáveis do cotidiano: caixas de papelão, latas de alumínio e canos de PVC.
Formado em Comunicação Social, com especialização em Gestão de Comunicação na Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo, e Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, em parceira com o Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. Entre 2009 a 2014, atuou como educador social no Grupo Marista, desenvolvendo projetos fotográficos. Nesse período, participou na exposição “Experiências de Punctum e Studium” na Capela Histórica de São Miguel Paulista entre Junho a Agosto de 2013, e cursou a disciplina “A linguagem da Fotografia” como aluno especial na pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo, com o fotografo e Professor Dr. Atílio Avancini. Participou da primeira e terceira edição da Jornada do Patrimônio de São Paulo no Museu da Imigração e no Centro Cultural Vergueiro, com a oficina “Um novo olhar sobre o patrimônio de SP”, com o objetivo de refletir sobre a importância e a valorização da arquitetura Paulistana, por meio do retrato visual dessas edificações.

Amanda Areias. Possui o Certificado de Fotografia pela Chicago Photography Center. Concluiu, no primeiro semestre de 2016, o curso de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Produção de Imagens: Fotografia e Audiovisual, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e atualmente cursa mestrado no curso de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura pela mesma instituição. Foi colaboradora do jornal Chicago Reader, da revista Edible Chicago Magazine e da Revista Casa e Comida.
Teve duas exposições individuais: a “Passado Branco”, no Museu de Imagem em Som de Campinas (MIS- Campinas), em 2017, e exposição em comemoração aos dez anos do Chicago Photography Center, em 2013.
Exposições coletivas: “Tenda Aberta – Exposição de publicações indecentes” no Centro Cultural Oswald de Andrade (2015); “Chicago Photography Center Certificate Student Final Exhibits” (2013); “Score – An Exhibit on Sports Photography” (2013); “International Arts Exhibit”, na Trinity International University (2012)