CGE coloca toda cidade em estado de atenção para alagamentos

Mapa indica toda cidade em estado de atenção para alagamentos. Créditos: Reprodução / CGE

Zona Leste tem vias intransitáveis

Mapa indica toda cidade em estado de atenção para alagamentos. Créditos: Reprodução / CGE

A chuva forte que atinge a capital paulista na noite deste sábado (4), fez com que o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura, colocasse toda cidade em estado de atenção para alagamentos, a região do Ipiranga está em estado de Alerta.

As áreas de instabilidade vindas do interior dos estados do Paraná e Santa Catarina, associadas ao avanço da frente fria pelo oceano, continuam causando chuva forte na Capital paulista. Imagens do radar meteorológico mostram precipitação moderada com pontos fortes em toda São Paulo, porém chove mais forte na Zona Sudeste e na Zona Sul nos bairros de Cidade Ademar, Campo Belo e Santo Amaro. As chuvas devem atuar em toda São Paulo pelo menos até o fim da noite, com potencial para rajadas de vento, e com potencial para queda de granizo.



O cruzamento das vias Av. Anhaia Melo x Av. Salim Farah Maluf está intransitável, segundo informações da Rádio Trânsito.

E o Corpo de Bombeiros informa a queda de uma lona em Cidade Tiradentes (No momento sem maiores informações).

Rajadas de vento

Aeroporto de Congonhas, às 20h – 52km/h

Queda de Granizo

Vila Mariana, Zona Sudeste, às 20h

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

– Evite transitar em ruas alagadas;
– Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
– Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
– Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
– Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Próximos dias

O deslocamento de uma frente fria pelo oceano na altura do litoral paulista neste fim de semana muda o tempo em São Paulo. O sistema estará associado a uma área de baixa pressão atmosférica que irá se formar sobre o Paraguai e evoluir em direção aos estados do sul do Brasil e posteriormente para a região sudeste.

As precipitações provocadas pelo avanço da frente fria se prolongam para a madrugada de domingo (05), mas de uma forma menos intensa. Com o avanço do sistema frontal por São Paulo as chuvas ganham força a partir da tarde, com potencial para a formação de alagamentos e quedas de árvores. O tempo fechado e chuvoso inibe a elevação das temperaturas durante o dia. Mínima de 18ºC e máxima que não deve superar os 22ºC. Os percentuais de umidade do ar se mantêm elevados e acima dos 70%.

Na segunda-feira (06) as chuvas ainda permanecem sobre boa parte do estado de São Paulo. Na Capital, a madrugada deve registrar céu encoberto, termômetros na casa dos 15ºC e vento soprando do quadrante sul/sudeste, em função da passagem da frente fria pelo litoral paulista. O volume de chuvas diminui, bem como sua intensidade. A temperatura máxima não supera os 21ºC, com as menores taxas de umidade do ar acima dos 75%.

Estado de atenção

Zona Leste, desde às 19h12
Zona Norte, desde às 19h12
Zona Oeste, desde às 19h12
Centro, desde às 19h12
Zona Sudeste, desde às 19h12
Zona Sul, desde às 19h12
Marginal Pinheiros, desde às 19h12
Marginal Tietê, desde às 19h12

Estado de alerta

Córrego Ipiranga – Altura da Praça Leonor Kaupa – Av. Prof Abraão de Morais com a Rua: Ribeiro Lacerda, às 20h20