Estação Itaim Paulista terá testes rápidos para detectar Hepatite B e C, HIV e Sífilis

Estação Itaim Paulista - Leste Online
Estação Itaim Paulista da CPTM - Foto: Reprodução

Ação tem como objetivo detectar precocemente as doenças

Redação
07/10/2019 – 21:21


 

Estação Itaim Paulista - Leste Online
Estação Itaim Paulista da CPTM – Foto: Reprodução

 

SÃO PAULO — Quem passar pela Estação Itaim Paulista, que atende a Linha 12-Safira, nesta quarta-feira (9/10), poderá fazer testes rápidos gratuitos de Hepatite B e C, HIV e sífilis, das 9h às 16h. Também haverá distribuição de preservativos e folhetos informativos.  O objetivo é detectar precocemente essas doenças para que o tratamento seja mais eficaz.

AIDS e Sífilis são transmitidos através de relações sexuais sem proteção e na gravidez, quando a mãe infectada pode passar a doença para o bebê durante o nascimento ou na amamentação.

No caso do HIV, que não tem cura, a transmissão também acontece através do compartilhamento de seringas e objetos cortantes sem esterilização. A sífilis, por sua vez, pode ser curada e o tratamento é realizado por meio da administração do medicamento benzetacil.

Já a hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento. Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Na maioria das vezes não há sintomas e, por isso, as hepatites passam despercebidas.

A ação é uma iniciativa do Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA Dr. Sérgio Arouca e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros.

Serviço:

Testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis
Local: Estação Itaim Paulista (Linha 12-Safira)
Data: quarta-feira, 9/10
Horário: das 9h às 16h
Grátis para passageiros