O impasse está no acordo entre a categoria e o Metrô de São Paulo sobre a jornada de trabalho e escalas propostas aos trabalhadores
Metro Jornal
08/11/2019 – 20:51
SÃO PAULO — O Sindicato dos Metroviários de São Paulo anunciou estado de greve nesta sexta-feira (8). A decisão, por hora, não significa uma paralisação ou alterações no funcionamento dos metrôs – os próximos passos serão decididos em assembleia na terça-feira (12).
O impasse está no acordo entre a categoria e o Metrô de São Paulo sobre a jornada de trabalho e escalas propostas aos trabalhadores. O Acordo Coletivo vigente expira na segunda-feira (11), e até o momento, não houve consenso.
A proposta da empresa prevê mais horas na jornada e mudanças de escala de trabalho para os funcionários – já recusada pelo Sindicato.
A categoria pede, por sua vez, a contratação de novos metroviários, alegando defasagem após planos de demissão voluntária.
O sindicato afirma esperar novas reuniões com a empresa e representantes do governo para negociar um novo acordo de jornada.
Por ora, o metrô funciona em horários padrão, sem previsão de paralisação ou mudanças de velocidade.