Complexo da estação Vila Prudente do Metrô será ampliado, diz Doria

Doria - Leste Online
Complexo da estação Vila Prudente do Metrô será ampliado, diz governador - Imagem: Divulgação/Governo de SP

Com investimento de R$ 54 milhões, promessa do estado é instalar escadas rolantes, novos sanitários e área comercial

R7


SÃO PAULO — O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira (9), ao lado do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a ampliação do complexo de estações da Vila Prudente do Metrô, das Linhas 2-Verde e 15-Prata (monotrilho). Com investimento de R$ 54 milhões, o governo promete instalar mais escadas rolantes, novos sanitários, uma área comercial e melhorar a iluminação.

A iniciativa, segundo o governo, pretende melhorar o fluxo de circulação dos passageiros na estação com o aumento da demanda.

“Com a ampliação do complexo da Vila Prudente, vamos aumentar a conexão da zona leste com a avenida Paulista e com a ramificação para todo o complexo de mobilidade que o Metrô e a CPTM permitem no uso do sistema público de transporte”, afirmou Doria.

Os trabalhos estão sob responsabilidade do consórcio Sinalta Robmark, que vai iniciar a elaboração do projeto executivo e depois as obras, previstas para começar no segundo trimestre. O prazo de conclusão é de 30 meses.

Projeto

As obras devem comportar o aumento da demanda de passageiros previsto com a ampliação da Linha 2-Verde até Guarulhos, na Grande São Paulo (em andamento até a Penha, na zona leste) e da Linha 15-Prata até Cidade Tiradentes, também na Zona Leste, mas ainda em licitação para o trecho até a Jacu-Pêssego.

Na estação da Linha 2, que é subterrânea, serão instaladas quatro escadas rolantes, sendo duas em cada plataforma. As salas técnicas com equipamentos de ventilação serão remanejadas. Na área de integração, a promessa é construir sanitários com cabines acessíveis. Com isso, os atuais, que estão no mezanino, serão desativados para aumentar a passagem.

Também será feita a ampliação da entrada da rua Cavour, com escada maior, rampa e aumento da iluminação. Nos corredores de ligação entre as duas estações, serão instaladas seis escadas rolantes e novos contadores de transferência de passageiros.

Já na estação Vila Prudente da Linha 15, a iluminação do mezanino será reforçada.

O projeto inclui a reforma de calçadas, paisagismo e a construção de um espaço para uso comercial com acesso voltado para a avenida Anhaia Mello, onde será feito um recuo para a parada de veículos.