Moradores dizem que Polícia Militar faz uma ‘operação nas ruas’. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que intensificou o policiamento. O suspeito de balear o policial foi morto nesta quinta
g1
SÃO PAULO — Moradores da Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, relataram nesta quinta-feira (8) que policiais realizaram operações na comunidade após um policial militar ser baleado dentro de uma viatura na mesma região. Durante as ações policiais, dois homens foram mortos e outro ficou ferido.
Os relatos foram feitos à TV Globo por moradores que demonstraram medo e preocupação com a segurança, especialmente de crianças. “Tá cheio de criança e família na comunidade. Não tem nada a ver”, disse uma moradora.
As ações ocorreram após um policial militar ter sido baleado dentro da Avenida Bento Guelfi, também na Zona Leste, na quarta-feira (7). Ele segue internado.
O homem suspeito de ter cometido o ataque foi localizado no início da tarde desta quinta-feira (8), na Rua Arquiteto Professor Chaves, na Cidade Tiradentes, e morreu após confronto com agentes da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), segundo a Polícia Militar informou à TV Globo.
Ele foi identificado como Edmilson Barreto de Oliveira, acusado de matar um outro policial em 2015, Fernando Esmilhelson do Nascimento.
Moradores relatam que as ações policiais começaram ainda na quarta-feira, no final da tarde, e seguiram na manhã desta quinta.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que intensificou o policiamento.
“As investigações seguem em andamento e o policiamento foi intensificado na região da Avenida Bento Guelfi, na Zona Leste de São Paulo. As imagens estão sendo analisadas e as equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar realizam outras diligências para identificar e prender os envolvidos no crime. O policial permanece internado.”
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a presença de caminhões blindados da Tropa de Choque em avenidas movimentadas da região, como a Rua dos Têxteis.
Na noite de quarta-feira (7), uma outra morte foi registrada na comunidade Colorado, na Rua Cachoeira do Campo Grande. A TV Globo teve acesso a um vídeo que mostra uma mulher revoltada com a ação da polícia, alegando que o homem morto era inocente.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o homem morreu após troca de tiros com policiais militares. Segundo a pasta, os agentes encontraram com ele uma arma e uma quantia em dinheiro.
Moradores também afirmaram que os policiais dispararam para o alto para dispersar a população. Um vídeo mostra um homem com a orelha ensanguentada dizendo que foi ferido durante a ação.
O clima entre os moradores é de apreensão. “Eu estou conversando com você aqui do meu trabalho em outro bairro da Zona Leste e pensando como será a minha volta para casa. Será que eles vão me abordar? Será que vão me confundir?”, disse um dos entrevistados.