Linha 3-Vermelha será alternativa para prosseguir viagem, com conexão gratuita nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé
Metrópoles
SÃO PAULO — O trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé da Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), será interditado temporariamente para a passagem do “Tatuzão” nas obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. A interdição começa no dia 29 de dezembro e vai até 7 de janeiro de 2026.
Além da interdição, a partir do dia 21 deste mês, a Linha 11-Coral terá velocidade reduzida nas proximidades da Penha para a preparação das atividades que vão bloquear as vias nos dois sentidos na semana seguinte. Para apoiar a operação da CPTM nesse trecho, as integrações gratuitas com a Linha 3-Vermelha nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé estarão abertas integralmente.
Para quem utiliza o trecho leste da Linha 11-Coral (de Guaianases a Estudantes), a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) também é uma opção, com transferências nas estações Calmon Viana e Tatuapé.
A interdição é necessária para permitir a passagem da tuneladora Shield “Tatuzão”, que vai escavar e construir parte dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde. A primeira etapa da obra vai construir um novo trecho da Vila Prudente até a Penha, com 8 km de extensão e também oito novas estações. A reforma também compreende a construção de uma nova estação para a Linha 11-Coral, na Penha.
“Essa alteração foi planejada para acontecer durante o período de férias de fim de ano, quando há uma diminuição de 40% no fluxo de passageiros”, de acordo com o Metrô.
Como fica a operação da Linha 11-Coral:
- 21/12 a 28/12: velocidade reduzida na Linha 11-Coral, na região da Penha; não impactará significativamente no tempo total de viagem; transferências abertas para a Linha 3-Vermelha nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé a partir das 4h40 e ao longo de toda a operação comercial.
- 29/12 a 07/01: a Linha 11-Coral terá sua operação dividida, com os trens circulando normalmente de Estudantes a Corinthians-Itaquera e de Tatuapé a Palmeiras-Barra Funda; não haverá circulação de trens entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
- De 29 a 31/12 e de 05 a 07/01: reforço de atendimento aos passageiros adotando Operação Paese, com ônibus gratuitos nos horários de pico, fazendo o trajeto Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.
Alternativas
Os passageiros devem desembarcar nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, utilizando a integração gratuita destas estações com a Linha 3-Vermelha, do Metrô, para prosseguir viagem, podendo retornar à Linha 11-Coral em qualquer uma dessas estações. Essas conexões estarão abertas a partir das 4h — mesmo horário de abertura da CPTM — durante toda a operação comercial.
Para garantir a alternativa aos passageiros, os trens da Linha 3-Vermelha vão circular somente no trecho entre as estações afetadas entre 4h e 4h40. A partir desse horário, a Linha 3-Vermelha opera em toda a extensão. A estação Brás também possui integração gratuita entre essas duas linhas, servindo como opção.
Outra alternativa é a Linha 12-Safira, com integração com a Linha 11-Coral nas estações Calmon Viana, Tatuapé e Brás. As alterações e opções serão comunicadas nos canais oficiais do Metrô e da CPTM, com a emissão de mensagens sonoras e a veiculação de vídeos nos trens e estações.









Escreva uma resposta