São mais de 300 serviços municipais ofertados, como a emissão da Carteira de Trabalho, do Bilhete Único e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, entre tantos outros

13/01/2020


Descomplica SP - Leste Online

Nova unidade do Descomplica SP é inaugurada em São Mateus – Foto: Secom/Prefeitura

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta sexta-feira (10) a sétima unidade do Descomplica SP, programa que propõe um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. A praça de atendimento da Subprefeitura de São Mateus, na Zona Leste, foi totalmente modernizada e passa a ofertar serviços mais ágeis e eficientes.

“Descomplicar é simplificar a vida na cidade. Ao levar serviços essenciais para perto das pessoas e aumentar a qualidade do atendimento das subprefeituras evitamos que o cidadão tenha que deslocar-se até o centro, sem saber ao certo onde encontrar a resposta do que procura. Com tudo em um só lugar, garantimos mais conforto e gastos menores, tanto de tempo quanto de dinheiro”, destaca o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

O Descomplica SP São Mateus concentra em um só espaço mais de 300 serviços, de 11 órgãos e secretarias, como Intermediação de Mão de Obra, Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre tantos outros.

“Aqui neste equipamento várias secretarias e órgãos estão articulados. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também está presente com serviços voltados ao trabalho, empreendedorismo e qualificação profissional”, disse a secretária em exercício, Ana Carolina Lafemina

A unidade conta também com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único. Desde sua criação, em 2017, o Descomplica SP já realizou quase um milhão de atendimentos.

“É muito legal essa ideia de ter no mesmo lugar vários serviços. Muitas vezes ficamos perdidos, não sabemos por onde começar, e aqui recebemos todas as orientações necessárias, nos fazendo economizar o nosso tempo também”, disse a munícipe Patrícia dos Anjos.

Para descomplicar a vida do paulistano, o projeto tem infraestrutura de tecnologia e treinamento para atendimento ao cidadão com inteligência da Prodam. “O Descomplica une tecnologia e atendimento de excelência para facilitar a vida das pessoas, com serviços de qualidade, com agilidade e sem burocracia”, afirma o presidente da empresa, Gelso Lima.

Disposta em um espaço de 1300 m² a unidade opera desde o dia 9/12, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Av. Ragueb Chohfi, 1.400 – São Mateus. Tem capacidade para 1.400 atendimentos diários. “Para nós o dia de hoje é uma alegria. Quando assumimos a subprefeitura encontramos uma praça de atendimento descentralizada. Agora o Descomplica SP trouxe um novo conceito, com um atendimento mais rápido, mais humano e transparente, com um atendimento mais qualificado a todos os munícipes”, disse o subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal.

O Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Serão implantadas 11 unidades até o final de 2020. Em operação nas zonas leste, oeste, norte e sul da Capital (São Miguel Paulista, Butantã, Campo Limpo e Santana/ Tucuruvi, Jabaquara e São Mateus), o programa já está aberto à população, em fase de testes, também na Penha. Ainda este ano, estão previstas unidades em Pirituba, Cidade Tiradentes, Capela do Socorro e uma na região Central.

Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

Sobre o Descomplica São Paulo

Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou cerca de 1 milhão de atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.

Atendimento Lado a Lado

A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.

É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que valoriza o conceito primordial do serviço público, o bem atender.

Descomplica SP Digital

É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.

 

A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a realização de cada serviço.

Mais em Leste Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias