Apesar de não transmitirem febre amarela, macacos estão sendo agredidos

Macaco ferido após ser agredido no Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução

Animais são atacados, principalmente em áreas rurais e parques

Macaco ferido após ser agredido no Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução

São Paulo – Macacos estão sendo agredidos e mortos devido à desinformação sobre a febre amarela, inclusive espécies ameaçadas de extinção.

É importante que a população tenha plena consciência de que os macacos não são responsáveis pela existência do vírus e nem por sua transmissão a humanos. Eles precisam ser protegidos. Além disso, a violência contra os animais é crime ambiental. O vírus da febre amarela silvestre é transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

 

É necessário evitar que a desinformação cause violência e a matança dos animais, a exemplo do que ocorreu em 2008 e 2009, quando macacos foram agredidos e mortos em Goiás e no Rio Grande do Sul por moradores que consideravam, equivocadamente, que os animais transmitiam a doença.

Quando os macacos são infectados e chegam a morrer, servem como indicativo da circulação do vírus no local. O ser humano é contaminado acidentalmente, quando vai para áreas rurais ou silvestres que tem a circulação do vírus através dos mosquitos.

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

Ou através dos canais do IBAMA

As denúncias também podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo email para [email protected]. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) as encaminhará para a delegacia mais próxima do local da agressão.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a febre amarela começa oficialmente dia 29 de janeiro em 54 municípios do estado de São Paulo, informou o governo Alckmin.

Anteriormente, o governo havia anunciado que a aplicação das doses seria realizada a partir do dia 3 de fevereiro.

“Nós estamos antecipando uma semana, então, em vez de começar 3 de fevereiro, começa 29 de janeiro. Hoje, falei com o ministro da saúde, ele está mandando 1 milhão de doses a mais para o estado de São Paulo”, afirmou Alckmin.

“Agora, o que é importante, não ter pânico e correria, toda população deverá ser vacinada até o fim do ano”, declarou o governador.