Vacinação contra febre amarela começa no dia 29 de janeiro em SP

Governo de SP antecipou em uma semana início da vacinação. Município de São Caetano do Sul foi incluído na lista de cidades que serão imunizadas

G1
São Paulo
Campanha de vacinação foi adiantada em uma semana. Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na manhã desta terça-feira (16) que a vacinação fracionada contra a febre amarela em 54 municípios do estado será antecipada para o dia 29 de janeiro. Anteriormente, o governo havia anunciado que a aplicação das doses seria realizada a partir do dia 3 de fevereiro.

“Nós estamos antecipando uma semana, então, em vez de começar 3 de fevereiro, começa 29 de janeiro. Hoje, falei com o ministro da saúde, ele está mandando 1 milhão de doses a mais para o estado de São Paulo”, afirmou Alckmin.

“Agora, o que é importante, não ter pânico e correria, toda população deverá ser vacinada até o fim do ano”, declarou o governador.

A alteração ocorreu após o governo estadual pedir a antecipação ao Ministério da Saúde. A campanha de vacinação também será encerrada com uma semana de antecedência, no dia 17 de fevereiro.

A meta é imunizar 6,5 milhões de pessoas – 2,5 milhões só na capital paulista.

O município de São Caetano do Sul, na região do ABC, foi incluído na campanha. Veja a relação das cidades que receberaão a vacinação fracionada.

Casos

Subiu para 21 o número de mortes por febre amarela silvestre no estado de São Paulo, segundo balando da Secretaria Estadual da Saúde divulgado na última sexta-feira (12). Até quinta-feira (11), o estado contabilizava 13 mortes de pessoas que contraíram o vírus.

Também foram confirmados 40 casos autóctones (quando a doença é contraída na própria cidade e não vem de pessoas que viajaram para regiões afetadas) de febre amarela silvestre no estado desde janeiro de 2017. Antes, 29 casos tinham sido confirmados. Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

De acordo com o governo estadual, os locais de infecção que resultaram em morte ocorreram nos municípios de Américo Brasiliense, Amparo, Atibaia, Batatais, Itatiba, Jarinu, Mairiporã, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Santa Lucia e São João da Boa Vista.

Os demais casos autóctones, onde não foram registradas mortes, tiveram como locais de infecção os municípios de Águas da Prata, Américo Brasiliense, Amparo, Atibaia, Caieiras, Campinas, Itatiba, Jundiaí, Mairiporã, Mococa/Cassia dos Coqueiros, Santa Cruz do Rio Pardo e Tuiti.

Entre julho de 2016 e janeiro deste ano há registro de 2.491 primatas (macacos, bugios e outras espécies) mortos ou doentes. Desses, 617 animais estavam contaminados pela febre amarela. A comprovação foi feita por meio de análise laboratorial pelo Instituto Adolfo Lutz, sendo 61,5% dos primatas mortos estavam na região de Campinas.

Entenda como ocorre a infecção e os sintomas (Foto: Arte/G1)

Veja os 54 municípios do estado de São Paulo que vão fazer a vacinação fracionada da febre amarela:

Aparecida

Arapeí

Areias

Bananal

Bertioga

Caçapava

Cachoeira Paulista

Canas

Caraguatatuba

Cruzeiro

Cubatão

Cunha

Diadema

Guaratinguetá

Guarujá

Igaratá

Ilhabela

Itanhaém

Jacareí

Jambeiro

Lagoinha

Lavrinhas

Lorena

Mauá

Mongaguá

Monteiro Lobato

Natividade da Serra

Paraibuna

Peruíbe

Pindamonhangaba

Piquete

Potim

Praia Grande

Queluz

Redenção da Serra

Ribeirão Pires

Rio Grande da Serra

Roseira

Santa Branca

Santo André

Santos

São Bento do Sapucaí

São Bernardo do Campo

São Caetano do Sul

São José do Barreiro

São José dos Campos

São Juís do Paraitinga

São Paulo

São Sebastião

São Vicente

Silveiras

Taubaté

Tremembé

Ubatuba