Capital terá calor e máxima de 29ºC durante o dia, mas final de tarde pode ter queda brusca na temperatura

SÃO PAULO [G1] – Depois de uma tempestade nesta quarta-feira (17) que deixou estragos na cidade, a capital paulista tem previsão de novas pancadas de chuva no final da tarde desta quinta-feira (18). Segundo o metereologista do Inmet, Franco Villela, elas serão “ainda mais fortes”.
A quinta-feira amanheceu com nebulosidade, mas depois o sol apareceu. A máxima chega a 29º C. No entanto, a chegada de uma frente fria no final de tarde pode causar uma queda brusca na temperatura.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, as pancadas “podem ocorrer pontos de maior intensidade com raios e rajadas de vento, o que em conjunto com o solo que já se encontra encharcado, aumenta o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra na capital paulista”.
No sistema Cantareira, de quarta para quinta, choveu 21% do esperado para o mês de outubro. Até o dia 18 deste mês, choveu 161,1 mm no sistema, ultrapassando a média histórica, que é de 129,4 mm.
Reflexos da tempestade na quarta
A Grande São Paulo registrou alagamentos e transbordamento de córregos após chuva na tarde desta quarta-feira (17). Houve queda de árvores e trecho da CPTM ficou paralisado devido à alagamento dos trilhos.
Na Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, na Vila Prudente, Zona Leste, trecho ficou intransitável. Carros chegaram a ficar quase submersos. Em Santo André, trecho de via da CPTM entre as estações Utinga e Prefeito Celso Daniel, da Linha 10-Turquesa, também alagou e os trens precisaram parar de circular.
Por volta de 19h10, os bombeiros informaram ter recebido 52 chamados para quedas de árvores e 51 pontos de enchente em toda a Região Metropolitana. Em um dos casos, a árvore caiu em cima de um carro com o motorista dentro. O Corpo de Bombeiros não informou o estado de saúde da vítimas.
Raios e ventos
Na cidade de São Paulo, os ventos atingiram 76 km/h e foram registrados 1.152 raios, sendo que 625 atingiram o solo.
Os maiores volumes de chuva foram registrados em Aricanduva, na Zona Leste, onde choveu 66 mm em 2 horas; no M’Boi Mirim, na Zona Sul, que teve 65 mm de chuva em 2 horas; e na Vila Prudente, também na Zona Leste, com 51 mm de chuva em 1 hora. Os córregos Ipiranga e Zavuvus transbordaram e teve 7 pontos de alagamento.