Segundo a vítima, equipes do Corpo dos Bombeiros e da Defesa Civil da capital chegaram de imediato, mas tiveram que esperar por agentes da Enel para desligar a eletricidade da rua
g1
SÃO PAULO — Uma mulher ficou presa por mais de duas horas dentro de um carro em Santana, na Zona Norte de São Paulo, depois que uma árvore caiu sobre o veículo dela.
Segundo a vítima, equipes do Corpo dos Bombeiros e da Defesa Civil da capital chegaram de imediato, no entanto, eles tiveram que esperar por agentes da Enel para realizar o resgate, já que fios de alta tensão caíram sobre o veículo e seria necessário desligar a eletricidade da rua.
Em um vídeo gravado de dentro do carro, a corretora de imóveis Marina Medeiros disse que foi surpreendida quando estava estacionando.
“Caiu a árvore e fios de alta tensão em cima do meu carro, já chorei, já rezei, mas estou agradecendo a Deus por estar viva. Estamos aqui aguardando a equipe da Enel para desligar a energia há mais de 1h30. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil chegaram super rápido no local, estamos de fato aguardando a Enel”, afirmou.
Por volta de 18h, a Enel informou que uma equipe estava a caminho do local, cerca de cinco minutos depois, a concessionária informou “que realizou de forma remota o desligamento da energia. A empresa orienta que a mulher permaneça no veículo aguardando a equipe da distribuidora confirmar as condições de segurança no local”.
Marina seguiu a recomendação dos especialistas e não saiu do veículo. Segundo o princípio da Gaiola de Faraday, quando um carro — a gaiola — é atingido por raios ou qualquer tipo de descarga elétrica de alta intensidade, essa energia fica acumulada na parte externa do veículo; internamente, não há perigo se a pessoa não tocar as partes metálicas.
Na Zona Leste da capital, um outro motorista também ficou preso dentro de um veículo depois que uma árvore caiu sobre três carros.
O motorista também teve que esperar por uma equipe da Enel para ser resgatado. Até a última atualização desta reportagem, ele estava dentro do veículo.