Parque do Carmo é fechado pela Prefeitura após macaco ser encontrado morto

Parque do Carmo é fechado pela Prefeitura para prevenção à Febre Amarela. Reprodução

Administração municipal também antecipou vacinação contra febre amarela em Aricanduva

Parque do Carmo é fechado pela Prefeitura para prevenção à Febre Amarela. Reprodução

G1
São Paulo

Prefeitura de São Paulo fechou o Parque do Carmo, na Zona Leste, e antecipou a campanha de vacinação contra a febre amarela na região de Aricanduva, informou a Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (21). As medidas foram adotadas devido a confirmação de que o corpo de um macaco vítima da doença foi encontrado no parque.

A vacinação no distrito de Aricanduva estava prevista, mas a estratégia foi adiantada devido ao episódio com o animal. A primeira medida será o fechamento do Parque do Carmo a partir de quinta (22) A Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

PUBLICIDADE



Na sexta (23), quando começa a segunda fase da campanha de vacinação contra a febre amarela, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Iva, Vila Nova York e Vila Antonieta começam a aplicar a vacina fracionada, entre 8h e 17h.

Os distritos de José Bonifácio, Cidade Líder, Iguatemi e São Mateus, localizados no entorno do Parque do Carmo, já estavam vacinando desde o dia 25 de janeiro, quando começou a segunda fase da campanha, que termina no dia 2 de março.

Estratégia

A segunda etapa da campanha de vacinação, que inclui as zonas Leste, Sul e Sudeste, vacinou 1,7 milhão de pessoas até esta quarta-feira.

A lista com as UBS que atuam neste momento da campanha pode ser consultada no site da Prefeitura de São Paulo. Para saber qual a UBS mais próxima, basta acessar o site da Secretaria da Saúde.

O atendimento aos pacientes é feito mediante apresentação de senha, entregue em casa ou retirada na recepção das unidades.

Para definição quais regiões seriam incluídas nas primeiras fases da ação, a Secretaria da Saúde considerou a proximidade com os chamados “corredores ecológicos”, que causam maior risco de exposição à doença.

Parques fechados em São Paulo por causa da febre amarela (Foto: Igor Estrella/G1)
Parques fechados em São Paulo por causa da febre amarela (Foto: Igor Estrella/G1)