Capital amanheceu com instabilidade nesta segunda-feira (22); rajadas de vento podem chegar a 70 km/h e Defesa Civil emitiu alerta para baixas temperaturas
Leste Online
SÃO PAULO — A chegada de uma frente fria mudou o tempo na capital paulista nesta segunda-feira (22). A manhã começou com pancadas de chuva, céu encoberto e temperaturas amenas. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, os termômetros marcavam 20°C em Pinheiros, na Zona Oeste, e 19°C em São Mateus, na Zona Leste. A umidade relativa do ar estava em 100% nos dois pontos de medição.
Imagens do radar meteorológico indicaram a presença de uma linha de instabilidade com chuva moderada a forte entre as regiões de Sorocaba e Jundiaí, com deslocamento em direção à Grande São Paulo. Ao longo do dia, a capital deve registrar pancadas de chuva, rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h e possibilidade de alagamentos. Os períodos de melhoria devem ser curtos, e a máxima prevista não ultrapassa os 25°C.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) decretou estado de atenção para baixas temperaturas a partir das 8h55 desta segunda-feira. A medida ocorre diante da previsão de declínio acentuado nos próximos dias, com a entrada de uma massa de ar frio de origem polar.
A primavera começa oficialmente às 15h19 desta segunda-feira, pelo horário de Brasília, mas a nova estação será marcada por chuva e uma onda de frio tardia. Até as 7h, o volume de chuva acumulado em setembro era de 20,3 mm, o que corresponde a 30,4% da média histórica do mês (66,7 mm).
Previsão para os próximos dias
Na terça-feira (23), o tempo segue instável, com céu encoberto e possibilidade de garoa ocasional. A temperatura deve variar entre 14°C e 18°C, com umidade acima de 70%.
Na quarta-feira (24), os ventos úmidos do quadrante sul favorecem a formação de nuvens e a manutenção das baixas temperaturas. Há chance de garoa principalmente no início e no fim do dia. Os termômetros devem oscilar entre 13°C de mínima e 17°C de máxima.
Escreva uma resposta