CATe oferecem vagas de emprego, cursos e orientações para o empreendedorismo

Foto: Reprodução

São 24 unidades espalhadas por todas as regiões da cidade para atender cidadãos que buscam orientação e inserção no mercado de trabalho, além de promover ações de fomento ao empreendedorismo e auto emprego

 

Foto: Reprodução

 

Os Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) são as unidades da Prefeitura de São Paulo responsáveis pelo atendimento aos cidadãos que buscam orientação e inserção no mercado de trabalho. Administrados pela Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo, os locais captam, cadastram e oferecem aos desempregados e trabalhadores em situação de vulnerabilidade vagas para reinserção no mercado de trabalho, além de promover ações de fomento ao empreendedorismo e auto emprego.

São 24 unidades espalhadas por todas as regiões da cidade. Para o atendimento, é necessário ter 14 anos ou mais e apresentar o RG, CPF, a carteira de trabalho e o número do PIS. Caso o trabalhador não possua PIS, o número deste documento será gerado no primeiro atendimento.

Após fazer o cadastro, os profissionais dos Centros de Intermediação de Mão de Obra inserem as informações fornecidas pelo trabalhador no Portal Emprega Brasil, onde é feito o cruzamento dos dados dos candidatos com as vagas disponíveis no banco de dados, permitindo, de forma ágil, prática e segura, identificar e localizar as vagas de emprego mais adequadas ao perfil do candidato.

Durante o atendimento, caso exista uma vaga de emprego compatível com o perfil profissional do trabalhador, ele receberá uma carta de encaminhamento para participar dos processos seletivos. A seleção é realizada na própria unidade do CATe, por uma equipe de psicólogos e selecionadores experientes, preparados para aplicar processos seletivos adequados aos critérios exigidos para o preenchimento das vagas.

Os trabalhadores cadastrados no CATe também poderão receber ligações para participar de processos seletivos ou para inscrições de cursos de capacitação.

Leia também:

Zona Leste: Mulher é presa suspeita de matar ex-enteada a facadas

 

Além do encaminhamento ao emprego, as unidades prestam atendimento para a formalização do Microempreendedor Individual (MEI), orientação trabalhista e previdenciária para pessoa física e microempreendedor individual e presta atendimentos em programas sociais voltados à inserção socioeconômica e de apoio do trabalhador e/ou de fomento ao empreendedorismo.

Veja abaixo detalhes de outros serviços:

Documentos necessários para a habilitação do seguro-desemprego:
• Requerimento do seguro-desemprego SD/CD (02 vias web)
• RG, CPF, carteira de trabalho
• Termo de Rescisão de Trabalho (TRCT)
• Termo de Quitação (TQRCT) – quando o trabalhador tem menos de um ano na empresa
• Termo de Homologação (THRCT) – quando o trabalhador tem um ano completo ou mais na empresa
• Extrato do FGTS (Fundo de Garantia)

Oficinas de Orientação ao Trabalho:
Todas as quartas-feiras, das 9h às 10h, algumas unidades do CATe oferecem as Oficinas de Orientação ao Trabalho. A ação gratuita tem o objetivo melhorar o perfil pessoal e profissional dos trabalhadores que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Essa atividade é considerada apenas de orientação e não oferece título de curso ou capacitação profissional.

Emissão da carteira de trabalho:
A carteira de trabalho é emitida para todos os solicitantes com idade igual ou superior a 14 anos. O munícipe deve apresentar os documentos: RG, CPF e foto 3×4. Para emissão de 2ª via, em casos de extravio, furto, roubo ou perda, é necessário também apresentar o boletim de ocorrência (BO) ou declaração de próprio punho, sob as penas da lei.

A 2ª via é emitida somente em caso de extravio, furto, roubo, perda, continuação ou danificação, entendendo-se por danificação a falta de fotografia, rasura, ausência ou substituição de foto, ausência de página ou qualquer situação que impossibilite a utilização normal da CTPS.

Atendimento às empresas | Central de Captação de Vagas – CATe Central:
Esse atendimento é realizado somente na unidade do CATe Central – Avenida Rio Branco, 252 – Campos Elísios. Empresas interessadas em disponibilizar vagas de emprego contam com a Central de Captação de Vagas, que atua internamente por meio de seus captadores.

Os empregadores também podem cadastrar vagas nos CATe por meio do telefone (11) 3397-1507 ou pelo e-mail: [email protected]