Linhas de ônibus das Zonas Leste e Norte demoram de 30 a 40 minutos para passar

Passageiros relatam tempo de espera superior à 30 minutos (Paula Rodrigues/Agência Mural)

Moradores reclamam de transtornos por conta da espera nos pontos de ônibus

Passageiros relatam tempo de espera superior à 30 minutos (Paula Rodrigues/Agência Mural)

Roselaine Bezerra tem 40 anos e é enfermeira. A moradora da Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo, tem como única opção a linha de ônibus 1745/10 – Vila Nova Cachoeirinha/Center Norte para conseguir sair do bairro e chegar até o metrô Santana.

Em média, a enfermeira costuma esperar 40 minutos no ponto de ônibus. Por conta dessa espera, ela começou a se atrasar para entrar no trabalho, e precisou trocar de horário para não perder o emprego.

A história de Roselaine reflete as de 11% das pessoas que responderam a pesquisa de mobilidade urbana de 2017 — realizada pela Rede Nossa São PauloIbope e Cidade dos Sonhos —  dizendo que esperam entre 30 a 45 minutos pelo ônibus.

A SPtrans justificou os atrasos tanto da linha 1745/10 quanto da 1775/10 – Vila Albertina/Center Norte dizendo que ambas “circulam na maior parte do tempo dentro de bairros que não possuem corredor de ônibus ou faixas exclusivas”.

A reportagem conversou com moradores de bairros da zona norte e leste para saber qual o tempo médio gasto esperando os ônibus, além de descobrir qual o impacto da demora dessas linhas em suas vidas.

Confira o vídeo da reportagem:

Fonte: 32xSP