Temporal causa transtorno e afeta casas na Zona Leste de São Paulo

Enchentes - Leste Online
Chuvas são frequentes e causam alagamentos e danos aos moradores da região - Imagem: Reprodução

Moradores de Ferraz de Vasconcelos e bairros da capital paulista relatam problemas causados pelas frequentes chuvas na região

R7


SÃO PAULO — Enchentes atingem ruas da zona leste e da região metropolitana de São Paulo durante as fortes chuvas deste domingo (28). Moradores da cidade de Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana da capital paulista, e de Guaianases e São Miguel Paulista, bairros da Zona Leste de São Paulo, relataram à reportagem que enfrentando transtornos causados pelas chuvas frequentes na região.

De acordo com Eliete Sandra, que mora em Ferraz, todas as vezes em que chove, as ruas da região ficam alagadas. Uma das razões para o problema, afirma a moradora, são as casas construídas próximas ao córrego, pois a água tem pouco escoamento, o que causa as enchentes.



Eliete comenta que as ruas mais afetadas são a Gonçalves Castelão, no Jardim Lourdes, e a Eucaliptos, no Jardim Renata. Ela afirma ainda que, como esses endereços ficam na divisa entre o município de Ferraz de Vasconcelos e o distrito de Guianases, nenhuma das prefeituras assume a responsabilidade sobre a área.

Nos vídeos enviados por Eliete à reportagem, é possível ver o quintal de uma casa completamente alagado. No local é possível ver grades, que, segundo a denunciante, foram colocadas pela prefeitura de Ferraz de Vasconcelos há cerca de 30 dias para evitar que carros fossem arrastados.

Eliete relatou ainda que a Defesa Civil já foi até o local em mais de uma oportunidade, mas não fez nenhuma intervenção.

Karine, que reside na rua Chapéu de Sol, no Jardim Maia, em São Miguel Paulista, diz que os moradores da região enfrentam diversos problemas em dias de chuva intensa, como este domingo (28).

Segundo a denunciante, os transtornos começaram após uma obra da subprefeitura de São Miguel Paulista, em uma praça na região. Segundo ela, um morro de terra foi deixado no local, o que impede o escoamento da água durante as chuvas.

Karine afirma que muitas casas da rua são invadidas pela água e, por esse motivo, os moradores têm prejuízos. São pessoas que não possuem condições de arcar com as perdas e, por esse motivo, passam por dificuldades ainda maiores.

A denunciante informou ainda que cerca de seis bueiros da região estão constantemente entupidos e um deles está quebrado, o que coloca em risco as crianças que brincam todos os dias na praça.


Fique sempre bem informado sobre o que acontece na Zona Leste de São Paulo e região, inscreva-se em nossos canais do Telegram e do WhatsApp.

Siga o @lesteonline nas redes sociais.