O teste PCR para Covid-19 de Ana deu negativo, mas a escola informou que a causa mortis foi o novo coronavírus, fato confirmado pela Unidade de Saúde que atestou o óbito da jovem
Hypeness
CAMPINAS — Ana Clara Macedo dos Santos, adolescente de 13 anos de idade, faleceu em decorrência de complicações causadas pela covid-19. Aluna do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Escritora Rachel de Queiroz, em Campinas, a adolescente contraiu a doença após a volta às aulas. O caso mostra o risco da abertura das escolas durante a pandemia.
O teste PCR para Covid-19 de Ana deu negativo, mas a escola informou que a causa mortis foi o novo coronavírus, fato confirmado pela Unidade de Saúde que atestou o óbito da jovem de apenas 13 anos de idade.
“Anjinha dos céus. Aninha que hoje faz parte do exército de anjos do Senhor. Obrigado, Pai, por nos ter dado o privilégio de sermos pais, mesmo que em tão pouco tempo. Mas esse pouco tempo foi muito de felicidade. Deus seja louvado”, disse a mãe da jovem no Facebook.
“Junto com o sofrimento pelo ocorrido, vem o ódio por saber que pode ser o início de uma tragédia já anunciada e levada a frente pelo governador Doria e seu secretário de educação, Rossieli Soares, em meio a todo negacionismo de Bolsonaro que ceifa vidas”, afirmou um professora nas redes sociais.
Nenhum outro aluno ou funcionário da escola testou positivo para o novo coronavírus recentemente. Questionada sobre o caso, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo afirmou que as aulas na escola foram suspensas.
“Toda a equipe escolar e alunos estão abalados com o fato e o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, Conviva SP, foi acionado para dar apoio neste momento. A escola fechou na última sexta-feira (26), mantendo as aulas pelo Centro de Mídias. O atendimento na Secretaria funcionou normalmente, assim como a oferta de merenda aos alunos que manifestaram interesse. A pasta ressalta que os casos confirmados de servidores e alunos são acompanhados por meio do SIMED (Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para COVID-19) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que tem os dados atualizados diariamente”, diz a nota da pasta.