Campanha de vacinação contra a raiva é cancelada em São Paulo

Cidade não recebeu doses solicitadas ao Ministério da Saúde

G1
02/08/2019 – 11:03


 

Vacinação contra Raiva - Leste Online
Campanha de vacinação contra a raiva — Foto: Reprodução/TV TEM

 

SÃO PAULO — A campanha de vacinação contra a raiva, que tradicionalmente acontece em agosto na cidade de São Paulo, foi cancelada. Segundo a Prefeitura, o Ministério da Saúde informou que, por problemas dos laboratórios produtores da vacina, a cidade não receberá o produto.

Entretanto, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a cidade se planejou e, caso os donos de cães e gatos queiram imunizar seus animais, basta comparecer a um dos 13 postos municipais de vacinação para realizar o procedimento.

A cidade, inclusive, abriu um processo de licitação para comprar as vacinas em laboratórios particulares, buscando que essas doses cheguem no mês de setembro.

A ideia é que esse material seja utilizado em ações nos locais mais isolados da cidade, tentando alcançar as pessoas que não tenham acesso aos treze postos municipais.

Segundo a Zoonose, desde 1983 a cidade de São Paulo não registra casos de raiva em cães e, a recomendação, é a de que os donos dos animais os mantenham em casa e os monitorem para que não peguem nenhuma doença.