Moradores de Cidade Tiradentes relatam falta de água há quatro dias no bairro

Torneira - Leste Online
Cidade Tiradentes está há 4 dias sem água, dizem moradores - Imagem: Pixabay
Segundo a Sabesp, a falta de energia elétrica durante 31 horas na Estação de Tratamento de Santa Etelvina provocou o desabastecimento. Empresa afirma que 70% das casas já tiveram o fornecimento retomado. Moradores da região relatam o drama do desabastecimento no bairro

G1
01/12/2020


Torneira - Leste Online
Cidade Tiradentes está há 4 dias sem água, dizem moradores – Imagem: Pixabay

SÃO PAULO – Moradores do bairro Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital, estão sem fornecimento de água desde sábado (28) e enfrentam dificuldades para realizar tarefas básicas de higiene por causa do longo desabastecimento. De acordo com a Sabesp, a falta de água ocorre devido à queda da energia elétrica por 31 horas na Estação Elevatória de Água Santa Etelvina, mas que 70% das casas já tiveram o fornecimento retomado (veja mais abaixo).

A empresa calcula que cerca de 211 mil moradores da região ficaram sem abastecimento nesse período. No bairro de Santa Etelvina, ao lado de Cidade Tiradentes, o fornecimento também foi paralisado.

Uma das moradoras que sofre com a falta de água é Maria Eunice Canto, que vive na rua Eduardo Sanches, em Cidade Tiradentes. Após perceber na noite de sábado (28) que estavam sem o fornecimento de água, ela e outros moradores do prédio montaram uma força-tarefa para levar a água reserva da caixa aos 48 apartamentos do prédio onde vive.

Maria Eunice conta que os vizinhos amarraram um balde em uma corda e, por meio dele, recolhem a água da caixa, que é distribuída para os moradoresem situação de risco para o coronavírus, como os idosos com comorbidades do prédio.

A pedagoga afirma que esta água é usada para tomar banho e para as descargas. Mas para beber e preparar comida, é preciso comprar água mineral desde sábado.

“Hoje liguei pra Sabesp e até chorei de manhã, porque desde sábado a gente tá sem água e a Sabesp fala pra gente que o fornecimento está normal. Aqui não chega”, conta Maria Eunice. “A caixa está ficando vazia e logo não vai ter água pra mais nada”, completa.

Na avenida dos Têxteis, a moradora Angela Dias vive com o marido, dois filhos e a sogra. Ela conta que percebeu por volta das 22h30 do domingo (29) que a água havia acabado e logo na segunda-feira de madrugada o reservatório do prédio já estava vazio. Desde então, ela está comprando água para beber e fazer comida. O último banho que tomou, às pressas, foi na segunda (30) de manhã.

“Minha preocupação é as crianças, tá difícil, é um descaso”, diz Angela à reportagem do G1, “Estou fazendo o possível para manter a higiene, mas se passar de hoje não sei mais o que fazer”.

 

O marido de Angela Dias é segurança e trabalha à noite. Ela diz que comprou um galão de água para preparar a comida e que, se sobrar, então o marido poderá tomar banho na volta do trabalho.

O que diz a Sabesp

 

 

A Sabesp informou à TV Globo que na noite da terça-feira (02) o processo de retomada do fornecimento de água teve início e que em 70% dos imóveis da região o fornecimento já está estabilizado.

“A Sabesp informa que a falta de energia elétrica durante 31 horas na Estação Elevatória de Água Tratada Santa Etelvina provocou desabastecimento de água na região de Cidade Tiradentes e Santa Etelvina, na zona leste. A eletricidade foi interrompida por volta das 16h de segunda (30/11) e restabelecida pela concessionária de energia às 23h de terça (1º/12), quando teve início o processo de retomada do fornecimento de água, que já está normalizado para 70% dos imóveis”, diz a empresa.

A pedagoga Raphaela Chagas está entre esses 70% que tiveram a água restabelecida. Porém, ela afirma que o fornecimento está chegando devagar e ainda não é o suficiente para tomar banho e seguir a rotina normalmente. Segundo a Sabesp, “a recuperação total do fornecimento na região acontecerá ao longo desta quarta-feira (02)”.

Raphaela mora na rua Edson Danillo Dotto e notou a falta de água na madrugada de segunda-feira (30). Preocupada com a higienização devido ao coronavírus, ela tem se higienizado com lenços umedecidos e álcool.

“É muito complicado em um bairro como o nosso, em que todos saem cedo e voltam à noite, ficar sem água. Ainda mais no meio da pandemia em que a maioria pega ônibus e trem sem distanciamento e quando chega não pode se limpar”, conta. Assim como Angela Dias, ela narra que está comprando água no supermercado, mas que já há falta do produto no comércio do bairro.

Íntegra da nota da Sabesp

 

 

“A Sabesp informa que a falta de energia elétrica durante 31 horas na Estação Elevatória de Água Tratada Santa Etelvina provocou desabastecimento de água na região de Cidade Tiradentes e Santa Etelvina, na zona leste. A eletricidade foi interrompida por volta das 16h de segunda (30/11) e restabelecida pela concessionária de energia às 23h de terça (1º/12), quando teve início o processo de retomada do fornecimento de água, que já está normalizado para 70% dos imóveis. A recuperação total do fornecimento ocorrerá ao longo desta quarta (2/12)”.