Agressão contra mulheres é 112 vezes maior no Itaim Paulista do que no bairro da Saúde, diz pesquisa

Mulher ficou com rosto ensanguentado após agressão (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Vila Medeiros teve o maior número de homicídios de mulheres, segundo Rede Nossa SP

Mulher ficou com rosto ensanguentado após agressão (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

O bairro do Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo, registrou 112 vezes o número de agressões a mulheres do que o distrito da Saúde, na Zona Sul, de acordo com dados do mapa da Desigualdade da Primeira Infância divulgados nesta terça-feira (5) pela Rede Nossa São Paulo e a Fundação Bernard van Leer.

Os dados de 2015 são baseados no número total de internações de mulheres que moram na capital paulista com 20 a 59 anos de idade a cada 100 mil mulheres na mesma faixa etária.

O distrito da Saúde registrou número de 2,3 casos a cada 100 mil mulheres, enquanto o Itaim Paulista teve 285,26 casos para o mesmo universo.

__continua depois da publicidade__



Fonte: Rede Nossa São Paulo

Após o distrito do Itaim Paulista, aparecem como as regiões com o maior número de agressões contra mulheres o Grajaú (155,57), na Zona Sul; Perus (153,75), na Zona Norte; e Brás (147,1) no Centro.

Para Jorge Abrahão, coordenador da Rede Nossa São Paulo, a violência contra a mulher está espalhada pela cidade, não é um problema só do Itaim Paulista.

“É preciso ver se as mulheres têm acesso à assistência social, segurança. Se ela se sente segura em fazer uma denúncia. Os dados chamam o poder público para concentrar seus investimentos em delegacias para a mulher, apoio psicológico, etc, nessas áreas”, disse.

Nove distritos não registraram nenhum caso de agressão feminina nesse período. São eles: Santo Amaro, Jaraguá, Cambuci, Vila Leopoldina, Socorro, Moema, Jardim Paulista, Ipiranga e Pinheiros.

Itaim Paulista, no extremo da Zona Leste, teve o maior número de notificações de agressões contra mulheres (Foto: Divulgação Rede Nossa SP)

Homicídios

As mulheres que vivem na Vila Medeiros, na Zona Norte da capital, estão 9,29 vezes mais suscetíveis a morrer do que as mulheres que moram Jaraguá, também na Zona Norte.

Na Vila Medeiros foram registrados 8,96 homícios para um grupo de 100 mil mulheres em 2005. Os dados foram atualizados até 18 de maio de 2017. Já no Jaraguá foram 0,964 homicídios para cada 100 mil pessoas do sexo feminino.

Dos 96 distritos, 34 não registraram nenhum homicídio feminino no período.

Entre os distritos com maior número de homicídios de mulheres aparecem na segunda e terceira posição do ranking São Miguel, na Zona Leste, com 8,49 casos a cada 100 mil mulheres e Butantã com 6,97 casos registrados.

Fonte: G1

Homicídios de mulheres em SP (Foto: Divilgação Rede Nossa SP)