Dutra começa a cobrar pedágio no trecho de Guarulhos neste sábado (6)

Rod. Pres. Dutra - Leste Online
Dutra começa a cobrar pedágio no trecho de Guarulhos neste sábado — Imagem: Reprodução

Free flow na Dutra vai operar entre SP e Arujá. Tarifas serão cobradas conforme o trecho percorrido

Metrópoles (com alterações)


SÃO PAULO — Começa a operar neste sábado (6/12) o sistema de pedágio free flow na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), o primeiro trecho a contar com a cobrança automática na região metropolitana de São Paulo.

O novo modelo promete levar aos motoristas mais fluidez e conforto no trecho entre São Paulo e Arujá (km 231 ao km 204), eliminando a necessidade de paradas e permitindo que eles escolham se desejam seguir pela pista marginal ou pela pista expressa.

Se optar por seguir pela pista expressa, a tarifa será calculada conforme o trecho percorrido. Os valores são programados de acordo com o dia da semana, horário e feriados prolongados, segundo a concessionária CCR Rio SP.

Quem passar pela praça de pedágio de Arujá e seguir direto pela pista expressa não terá cobrança adicional. Caso o motorista acesse a pista marginal para abastecer o veículo, por exemplo, ele terá um limite de duas horas para retornar para a expressa sem cobrança adicional. Motoristas que permanecerem na marginal não pagarão o free flow.

Desde agosto, a concessionária já vinha monitorando fluxos e leituras de tags e placas para ajustes do sistema, sem cobrança ao cliente. Os painéis tarifadores foram testados na última semana e a cobrança começa neste sábado.

A concessionária vem realizando ações de orientação em Guarulhos, também na Grande São Paulo, e em pontos estratégicos da Via Dutra desde agosto deste ano.

Pista local continua gratuita. Até o aeroporto, o motorista vai pagar de R$ 1,37 a R$ 9,06, dependendo do dia e horário.

Como pagar o free flow
Veículos com tag

A tarifa é debitada automaticamente na fatura da operadora. Motoristas têm 5% de desconto por viagem.

Veículos sem tag

  • A placa é lida automaticamente e o pagamento pode ser feito em até 30 dias.
  • O pagamento pode ser realizado por meio do site pedagiodigital.com ou pelo aplicativo da CCR.
  • O cliente pode vincular o cartão de crédito no cadastro do pedagiodigital.com, ativando o pagamento automático da tarifa.
  • O motorista ao se cadastrar no site pedagiodigital.com também recebe notificações por SMS sobre suas passagens.
  • Motos pagam meia tarifa.
  • Dois totens estarão disponíveis para pagamento presencial, localizados nas bases da concessionária em São Paulo (km 231 sentido São Paulo) e Arujá (km 202 sentido Rio de Janeiro).
  • Outra opção é pagar a tarifa na rede credenciada. O primeiro estabelecimento credenciado é o posto de serviços no km 210 sentido São Paulo (posto Rede Duque);
  • A CCR RioSP reforça que não emite boleto para pagamento da tarifa.