Vacinação contra febre amarela na Vila Matilde começa nesta quarta-feira

Leonardo Benassatto/Reuters

Campanha de vacinação vai até dia 16 de março. Distrito foi incluído nesta fase após macaco ser encontrado morto por febre amarela no Parque do Carmo

 

Leonardo Benassatto/Reuters

 

Tem início nesta quarta-feira (7) a vacinação contra febre amarela na região da Vila Matilde na Zona Leste de São Paulo. A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que a ampliação da área de vacinação se deu em decorrência da morte confirmada de um macaco por febre amarela no Parque do Carmo.

Desde outubro de 2017, foram confirmadas 125 casos no município, sendo 104 na Zona Norte, 19 na Zona Sul, um na Sudeste e um na Leste.

PUBLICIDADE



A segunda fase da ação preventiva começou em 25 de janeiro e teria, inicialmente, 16 distritos, mas as áreas foram ampliadas no decorrer da campanha de acordo com a situação epidemiológica.

Agora, a etapa atual de vacinação conta com 11 distritos que estavam previstos para fases posteriores da campanha, totalizando, agora, 27 distritos das Zonas Sul, Leste, Sudeste e Oeste.

Prorrogação da campanha de vacinação

A SMS anunciou na semana passada a prorrogação da segunda fase até 16 de março. Foram vacinadas nesta etapa 2.226.256 pessoas até terça-feira (6). A pasta também aplicou 1.910.695 doses nos quatro meses da primeira fase da campanha.

Levantamento da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, indica que outras 640.911 pessoas receberam a dose da vacina em postos de saúde do viajante. Assim, a cobertura atual da cidade de São Paulo é de 40,6% da população.

Mortes

Segundo último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, desde 2017 até esta sexta-feira (02), a cidade registrou oito casos e quatro óbitos, um a mais que o relatório divulgado no dia 23.

De acordo com a pasta, todos os novos registros são de homens moradores ou frequentadores da Zona Norte, onde a campanha de vacinação teve início ainda em setembro de 2017, no distrito Anhanguera, e segue disponibilizando em suas 90 unidades de saúde a vacina à população que ainda não foi imunizada.

Um dos casos é de um homem de 37 anos, morador da região do Cachoeirinha. Outro, um residente do Mandaqui, de 23 anos. Ambos finalizaram o tratamento e receberam alta médica. Também foi confirmada a morte de um homem de 55 anos, morador do Tucuruvi, em decorrência da febre amarela.

Os cinco casos confirmados anteriormente incluem uma mulher de 33 anos e um homem de 29 anos. Em outros três registros, a doença evoluiu para óbito: uma mulher, de 55 anos, e dois homens, de 24 e 34 anos, respectivamente.

No estado, na semana passada, eram 246 casos autóctones que evoluíram para 93 mortes. Agora, são 286 casos e 102 mortes.