Famílias trocam material reciclável por comida em São Miguel Paulista

Moradores - Leste Online
Moradores trocam material reciclável por alimentos na Zona Leste de SP — Foto: TV Globo/reprodução

Cooperativa firmou parceria com a Ceasa e alimentos que seriam descartados são doados para 300 famílias cadastradas

G1
07/08/2019 – 10:10


 

Moradores - Leste Online
Moradores trocam material reciclável por alimentos na Zona Leste de SP — Foto: TV Globo/reprodução

 

SÃO PAULO — Famílias que fazem a coleta de material reciclável podem trocar as embalagens por comida todas as terças-feiras em uma cooperativa em São Miguel Paulista, no extremo da Zona Leste de São Paulo.

A cooperativa fez uma parceria com a Ceasa (Central de Abastecimento do Estado), e os alimentos que seriam descartados acabam servindo de alimento para quem está ligado ao projeto.

Só podem receber os alimentos, entre eles frutas, feijão e hortaliças, famílias previamente cadastradas na Cooperativa Rainha da Sucata, localizada no Jardim Matarazzo, região de São Miguel Paulista. Hoje são 300 famílias que recebem também orientação sobre como separar os resíduos.

A presidente da cooperativa afirma que a ideia começou há 3 anos em sua casa e, depois, expandiu-se para a comunidade, atendendo moradores da região.

Muitos dos associados à cooperativa são dependentes químicos, que trabalham na coleta e separação do material reciclável e óleo de cozinha, que é transformado em sabão. Mas há também moradores da região, que usam como complemento de renda.

Catadores - Leste Online
Catadores separam material entregue por alimentos em SP — Foto: TV Globo/reprodução