Prefeitura não fez nenhuma obra de recuperação de asfalto na cidade de SP em 2021

Asfalto - Leste Online
Buraco em asfalto na cidade de São Paulo. — Imagem: Reprodução/TV Globo

Em 2020, ano eleitoral, 336 quilômetros de vias foram recapeadas

g1


SÃO PAULO — A Prefeitura de São Paulo não realizou nenhuma obra de recapeamento de asfalto nas ruas da cidade em todo o ano de 2021, segundo informação da Secretaria Municipal de Subprefeituras obtida pelo SP2 via Lei de Acesso à Informação.

A situação é diferente de 2020, ano eleitoral, quando 336 quilômetros de vias da cidade foram recapeadas.



Motoristas que circulam pela cidade percebem, na prática, o asfalto ruim e os buracos frequentes nas vias. “Faz tempo que não tem um recapeamento, era bom, está precisando. Eu quase caí por causa da ondulação”, diz o motofretista Willian Ribeiro.

O professor da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, Creso de Franco Peixoto, diz que recapear as vias é uma questão de segurança.

“O recapeamento é um serviço caro, vai demandar todo um estudo de custos. Tem também licitação respectiva, mas ele vai resgatar a superfície de percurso de tráfego e vai resgatar a segurança”, afirma.

Segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), o Núcleo de Conservação e Manutenção da Malha Viária iniciou o processo de elaboração de edital de licitação, que está em curso.

Na Zona Leste da capital, a Avenida Arno é um exemplo do que pode acontecer no asfalto sem condições. Ela era de paralelepípedo. Passaram o asfalto por cima, mas, com as chuvas e o excesso de carros, os buracos vão se abrindo.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal das Subprefeituras afirmou que os prazos processuais licitatórios com valores altos, como este de R$ 1 bilhão, são maiores. O edital para contratação de serviços de recapeamento está em andamento desde julho. O documento está em análise pelo Tribunal de Contas do Município (TCM).

“Todas as regiões da cidade receberão os serviços de recapeamento e as vias que receberão estes serviços serão determinadas por critérios técnicos pré-estabelecidos na contratação”, diz a pasta.


Receba nossas atualizações diretamente no grupo do Telegram.