Tarde quente e ensolarada, com umidade do ar abaixo dos 30% na Capital paulista

Termômetros de rua em Artur Alvim registram 39º C. CGE diz que máximas devem atingir facilmente 34ºC

12/09/2019 – 14:29


 

Termômetros Artur Alvim - Leste Online
Termômetros de rua registram 39ºC nesta quinta (12) em Artur Alvim. Foto: Fabio de Jesus/Leste Online

 

SÃO PAULO — A tarde desta quinta-feira (12) iniciou com termômetros na casa dos 33,7°C e índices de umidade do ar abaixo dos 30%, o que justificou a decretação do estado de ATENÇÃO para Baixa umidade do Ar em toda a Capital paulista pela Defesa Civil do Município a partir das 11h35. As temperaturas ainda continuam subindo e devem superar facilmente os 34°C, enquanto os percentuais de umidade podem ficar abaixo dos 20% nas próximas horas em algumas regiões da Cidade

A propagação de uma frente fria de fraca atividade afastada da costa de São Paulo, irá provocar aumento de nebulosidade, mudança na direção dos ventos, que passam a soprar de sul/sudeste no fim do dia. Não se descarta a ocorrência de algumas rajadas de vento e chuviscos isolados nas regiões mais próximas do litoral. O tempo seco e estável dificulta a dispersão de poluentes e favorece a formação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar nos grandes centros urbanos.

Fim de semana

O bloqueio atmosférico imposto pela massa de ar seco que predomina sobre o interior do país segue impedindo que os sistemas frontais cheguem ao litoral paulista com força para provocar chuvas generalizadas. Entretanto, a propagação de uma frente fria de fraca atividade pelo oceano deve amenizar um pouco o tempo seco e o calor até o próximo sábado (14). No domingo (15) volta a fazer calor em São Paulo.

Na sexta-feira (13) os ventos úmidos que passam a soprar do mar em direção à costa paulista provocam aumento de nuvens e chuviscos ocasionais na madrugada, que deverá registrar temperatura média de 16°C. A maior quantidade de nuvens não permite a expansão livre da s temperaturas no decorrer do dia. A máxima deve ficar em torno dos 22°C, amenizando desta forma o forte calorão registrado nos últimos dias. Os índices de umidade do ar se elevam, onde os menores valores oscilam em torno dos 60%. No período da noite não se descarta a ocorrência de garoa de forma isolada, em decorrência da circulação marítima provocada pela alta pressão atmosférica sobre o oceano.

O sábado (14) será marcado por um amanhecer com sol entre muitas nuvens e termômetros por volta dos 16°C. No decorrer do dia a temperatura máxima apresenta discreta elevação e atinge os 25°C, enquanto as taxas de umidade do ar oscilam entre 50% e 90%. O dia termina com variação de nebulosidade e ventos soprando do quadrante sul/sudeste, mas sem previsão de chuvas para a Capital e Grande São Paulo.