Cinco dias após chuvas, bairro Vila Itaim permanece alagado na Zona Leste

Vila Itaim - Leste Online
Bairros da várzea do Rio Tietê continuam alagados - Foto: Reprodução/TV Globo
Região, localizada na região da Várzea do Rio Tietê, sofre com enchentes mesmo depois de governo do estado entregar obra de R$ 117 milhões

G1
14/02/2020


Vila Itaim - Leste Online
Bairros da várzea do Rio Tietê continuam alagados – Foto: Reprodução/TV Globo

SÃO PAULO — Cinco dias após a forte chuva que atingiu a capital paulista, as ruas da Vila Itaim, na Zona Leste de São Paulo, permanecem alagadas. O bairro fica na região da Várzea do Rio Tietê e há anos os moradores sofrem com as contantes enchentes.

 

Em março de 2019, o Governo do Estado chegou a entregar uma obra para tentar resolver o problema. A obra custou R$ 117 milhões aos cofres públicos, mas não foi suficiente.

A gestão estadual construiu um pôlder, composto por uma barreira física que separa o bairro do rio Tietê e um reservatório para onde a água escoa durante o temporal, depois que o rio volta ao normal, as bombas esvaziam o tanque, levando água para o rio e deixando tudo preparado para a próxima chuva. No entanto, o sistema não aguentou o temporal desta segunda(10).

Nesta sexta-feira (14) a água baixou um pouco e os moradores estão tentando começar a retomar a rotina. “As crianças há uma semana sem ir pra escola”, disse a dona de casa Cintia Silvestre que mora no bairro há anos. “Todo ano é a mesma coisa. Choveu alagou, choveu alagou”, completa.

Pelas ruas do bairro é possível encontrar móveis e colchões que foram destruídos pela chuva e acabaram sendo descartados pelos moradores. “É triste. A gente não tem nem ânimo de comprar nada. A gente compra as coisas e perde tudo”, disse Cláudia, moradora do bairro da Vila Itaim.

A Vila Itaim é um dos bairros da região da Várzea do rio tietê. As várzeas são planícies inundáveis que possuem a função de receber as águas excedentes dos rios, por isso, os moradores dessas regiões convivem com as enchentes há muito tempo.

O departamento de águas e energia do estado, responsável pela obra, disse, em nota, que o pôlder está em pleno funcionamento e que respondeu bem às fortes chuvas, amortecendo o que poderia ser pior. A Prefeitura disse que está oferecendo itens de higiene e limpeza para moradores, em tendas instaladas para atender os atingidos pela chuva.