Criança negra é impedida de entrar em shopping de luxo em Guarulhos

Menino negro de chinelos é impedido de entrar no shopping Parque Bosque Maia por seguranças (Foto: Reprodução)

Menino entrou para comprar chinelos, a pedido da mãe. Shopping Parque Bosque Maia informa que repudia ‘qualquer forma de discriminação e preconceito’

Menino negro de chinelos é impedido de entrar no shopping Parque Bosque Maia por seguranças (Foto: Reprodução)

G1
São Paulo

Um menino negro foi impedido por um segurança de entrar no Shopping Parque Bosque Maia, em Guarulhos, na Grande São Paulo, nesta terça-feira (12). O centro comercial é considerado de alto padrão e é o mais próximo da Cohab Parque Cecap, que possui cerca de 25 mil moradores.

O caso foi filmado e viralisou nas redes sociais. Em nota, a assessoria de imprensa do shopping informa que repudia “qualquer forma de discriminação e preconceito”.

O menino foi ao shopping acompanhado da mãe e mais dois irmãos para comprar um chinelo. O garoto vestia camiseta, bermuda e usava chinelos quando foi abordado pelos seguranças.

__continua depois da publicidade__



No vídeo, é possível ver o segurança do shopping dizendo par ao menino: “Não pode entrar sozinho lá”. Em seguida, a mãe explica que ela quem mandou o filho ir sozinho até a loja e que preferiu esperar do lado de fora porque estava com outras duas crianças. “Eu falei [para o menino]: ‘Vai você. Você já escolhe e compra de uma vez’”, afirmou.

Segundo o G1 apurou, a mãe deu seu cartão de débito para a criança realizar a compra. O menino chegou a entrar no shopping, mas foi retirado pelo segurança e impedido de entrar novamente.

“Aí o segurança falou pra ele pela segunda vez que ele não ia entrar. Agora tem um monte de filho de boyzinho que vem sozinho”, criticou a mãe.

De acordo com a mãe, o filho sofreu discriminação. “É pelas condições da roupa do meu filho, é só por causa dessas condições, porque meu filho não está com um tênis bom, uma roupa boa”, afirmou no vídeo.

Protesto

Em repúdio ao ocorrido, a executiva de compras Gisele Trevas, de 39 anos, moradora da Cohab Parque Cecap, realizou um protesto intitulado “Chinelasso Avaiana di Pau” em que todos os manifestantes usavam chinelos.

“Eu acabei vendo o vídeo na internet e decidi protestar, tentar entender o ocorrido e manifestar nossa indignação”, disse ela.