Ferraz de Vasconcelos confirma primeiro caso de febre amarela

Mais de 90 mil pessoas foram vacinadas no município. Reprodução

De acordo com a prefeitura, a paciente sofreu reação à vacina. Idosa fazia tratamento para o fígado há seis meses e estaria dentro do grupo de risco

Mais de 90 mil pessoas foram vacinadas no município. Reprodução
R7
São Paulo

O município de Ferraz de Vasconcelos, na região de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, registrou o primeiro caso de febre amarela. A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica da cidade, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde.

Trata-se de uma reação severa à vacina da febre amarela.

A paciente diagnosticada com a doença tem 62 anos e tomou a vacina no bairro de Perus, na capital paulista, no dia 15 de janeiro.

PUBLICIDADE



A idosa já estava em tratamento, há seis meses, por causa de uma doença chamada Esteatose Hepática, que compromete o fígado. Este problema e o fato de ter mais de 60 anos, a colocam em um grupo de risco que não deve ser vacinado.

De acordo com a prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, é impossível saber se ela informou o agente de saúde sobre o problema antes de ser imunizada.

Os primeiros sintomas apareceram dois dias depois de a paciente tomar a vacina. No dia 17 de janeiro a idosa foi internada no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos com febre alta, vômitos e dores no corpo. O exame de sorologia foi encaminhado ao Instituto Adolf Lutz que confirmou, no dia 24 de janeiro, a febre amarela.

A paciente também está sob suspeita de Hepatite C, mas aguarda o resultado dos exames. O estado de saúde não foi informado.

A Secretaria de Saúde espera a confirmação de mais cinco casos suspeitos da doença no município.

Ferraz de Vasconcelos entrou há poucos dias na Campanha de Vacinação Fracionada contra a febre amarela. Até o início de fevereiro, de acordo com a prefeitura, 90.979 pessoas já foram imunizadas. A meta do governo do estado é vacinar 113 mil pessoas no município.

Quem ainda não se vacinou, pode fazer isso em uma das 2 Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Desde o ano passado, segundo a Secretarial Estadual de Saúde, São Paulo já registrou 186 casos de febre amarela. Até o momento, 65 pessoas morreram.