Vacinação será feita com a apresentação de senhas. 23 distritos participam do mutirão
G1
São Paulo
Um segundo mutirão de vacinação contra febre amarela, chamado de ‘Dia D’, acontece neste sábado em 23 distritos de São Paulo que integram a segunda fase da campanha de imunização. As unidades ficarão abertas entre as 8h e as 17h. A meta é vacinar 3,9 milhões de pessoas nessa etapa.
O atendimento será feito com a apresentação das senhas distribuídas para os cadastrados no Programa Saúda da Família. Aqueles que não tiverem o cadastro ou não receberem a senha devem ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima para retirá-la.
PUBLICIDADE
Para se vacinar as pessoas precisam de documento de identidade e carteiras do SUS e de vacinação.
A campanha será feita com a dose fracionada da vacina. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina fracionada tem eficácia de oito anos, e quem já tomou uma dose não precisará se vacinar novamente.
Também serão disponibilizadas doses convencionais para crianças com idade entre nove meses e dois anos, pessoas que viajarão para países que exigem imunização, grávidas que moram em área de risco, transplantados e portadores de doenças crônicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dose padrão tem validade para a vida toda.
A segunda fase começou em 25 de janeiro com foco em 20 distritos das zonas Sul, Sudeste e Leste. Com a confirmação de um caso de febre amarela em Santo Amaro na última semana, outros três distritos da zona Sul foram incluídos na campanha: Campo Grande, Campo Belo e Santo Amaro. Até 15 de fevereiro, foram aplicadas 1.469.425 vacinas, sendo 1,42 milhão de doses fracionadas e 45,9 mil de doses padrão. Desde o início da campanha três milhões de pessoas foram vacinadas, cerca de 33% da meta inicial de 9,2 milhões.
VEJA ONDE SE VACINAR NA ZONA LESTE